Lula durante coletiva de imprensa, em São Bernardo (SP)
Ricardo Stuckert - 10.03.2021
Lula durante coletiva de imprensa, em São Bernardo (SP)

O presidente eleito nas eleições 2022, Luiz Inácio  Lula da Silva (PT), afirmou que uma possível viagem aos  Estados Unidos pode acontecer antes da posse , marcada para o dia 1º de janeiro. O motivo seria um  encontro com o atual presidente do país norte-americano, Joe  Biden .

"Temos muita coisa para conversar porque os Estados Unidos  padecem de uma necessidade democrática tanto quanto o Brasil . O estrago que o Trump fez na democracia americana é o mesmo estrago que o Bolsonaro fez no Brasil ", afirmou  Lula durante uma coletiva de imprensa.


Lula  ainda acrescentou que eles irão "conversar de política, relação Brasil- Estados Unidos , papel do Brasil na nova geopolítica mundial, da guerra na Ucrânia, que não há necessidade de ter guerra, além dos assuntos que ele quiser tratar". 

Vale ressaltar que o presidente eleito já terá um  encontro com dois enviados de  Biden na próxima segunda-feira, no Distrito Federal.  Lula conversará com o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, e o assessor para América Latina, Juan Gonzalez. De acordo com o petista, a conversa terá como assunto a data para a  visita aos  Estados Unidos .

Na coletiva,  Lula ainda informou que seguindo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele não pode viajar como presidente até a diplomação seja efetuada pela instituição, que ocorrerá no dia 12 de dezembro. Outros países que o petistas demonstrou interesse em fazer visitas  assim que eleito são: Argentina, China e algumas nações europeias.

Biden  já conversou previamente com Lula assim que a contagem de votos das eleições foram finalizados no domingo, parabenizando-o. Isso mostrou a aceitação e reconhecimento imediato do presidente sobre os resultados das eleições, e fez que mais questionamentos acerca do assunto fossem evitados. Entretanto, na  posse , fontes da Reuters dizem que os  Estados Unidos  serão representados pelo  secretário de Estado, Antony Blinken.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!