Sobrevoo de áreas afetadas pela chuva
Clauber Cleber Caetano/PR 30.05.2022
Sobrevoo de áreas afetadas pela chuva

O Governo de Pernambuco divulgou uma nota na tarde deste sábado (4) desmentindo uma informação que circula pelas redes sociais de que teria sido emitido um alerta sobre a possibilidade de rompimento dos reservatórios de Goitá e Tapacurá, na região Metropolitana de Recife.

Segundo a publicação, o aviso trataria apenas da possibilidade da ocorrência de vertimento, “um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios”, que é o descarte da água que excede a capacidade de uma represa.

Ainda de acordo com a nota do governo do estado, “as informações referentes à atuação de sistemas meteorológicos são repassadas por meio de boletins oficiais às coordenadorias de Defesas Civis Municipais e Estaduais e a toda população pernambucana”, sendo recomendado o “cuidado com boatos e notícias falsas que estão sendo divulgadas, principalmente, pelas redes sociais”.

As chuvas que castigam a região desde a semana passada deixaram, segundo dados do Corpo de Bombeiros, 126 mortos e 9.609 pessoas desabrigadas, com 34 municípios decretando situação de emergência.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo governo de Pernambuco:

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), esclarece que são falsas as notícias sobre o possível rompimento dos reservatórios de Goitá e Tapacurá. A nota divulgada trata a respeito da possibilidade de vertimento dos reservatórios, que é um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios. Portanto, não há razão para pânico.

Os reservatórios integram o Sistema de Contenção de Cheias do Rio Capibaribe, que é monitorado diariamente pela equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Compesa. Reforça-se que os reservatórios formam o Sistema de Controle de Cheias da Bacia hidrográfica do Capibaribe é composto pelas barragens de Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro), Tapacurá (São Lourenço da Mata) e Goitá (Paudalho).

A Seinfra ressalta ainda que as informações referentes à atuação de sistemas meteorológicos são repassadas por meio de boletins oficiais às coordenadorias de Defesas Civis Municipais e Estaduais e a toda população pernambucana. Desta forma, a orientação é que às pessoas tenham cuidado com boatos e notícias falsas que estão sendo divulgadas, principalmente, pelas redes sociais. Informações confiáveis e atualizadas sobre as chuvas e os rios estão disponibilizadas no site e nas redes sociais do Governo de Pernambuco.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários