Chuva forte causa estragos em Pernambuco
Flickr/Palácio do Planalto
Chuva forte causa estragos em Pernambuco

O número de mortos em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a última quarta-feira chegou a 93. De acordo com a Defesa Civil, há ainda 6.170 pessoas desabrigadas. O governo estadual não atualizou a quantidade de desaparecidos na noite desta segunda-feira. O balanço mais recente, divulgado durante a manhã, contabilizava 26 desaparecidos.

Ao todo, 14 municípios atingidos pelos temporais decretaram situação de emergência no estado: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer e Timbauba. A informação foi dada pelo governador do estado, Paulo Câmara (PSB), em entrevista coletiva no domingo.

O governador do estado também anunciou a liberação de R$ 100 milhões para municípios afetados pelas chuvas, destinando a verba para a realização do trabalho de buscas e obras urgentes de infraestrutura, e já estará à disposição nesta semana.

— Sabemos que essas primeiras horas são muito difíceis, os primeiros socorros. [a prioridade] É atuar efetivamente nas ações. Conversei com todos os prefeitos justamente para elaborarem um plano de trabalho para saber quais as ações que vão precisar do apoio do estado nesse momento — afirmou.

O secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Leonardo Rodrigues, afirmou que o cenário é “histórico” devido ao porte dos estragos causados ao Grande Recife.

— A área de risco, hoje, está concentrada na região de Jardim Monte Verde, no limite entre o Recife e Jaboatão. [Mas] Toda a região litorânea do estado está com um grau elevado de risco geológico, inclusive recebemos o alerta e estamos alertando todo sistema municipal. Diante do acumulado de chuvas, principalmente nas áreas de morro, há um risco muito alto para deslizamento — destacou.

A Prefeitura de Recife intensificou a campanha Recife Solidário e montou três pontos para angariar doações e cestas básicas. As contribuições podem ser até este domingo, das 9h às 12h e das 14 às 17h. Os locais de apoio são: a sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Ainda em Recife, há iniciativas como Gris solidário, Armazém do campo, SOS Ibura, Grupo Pão e Tinta e outras promovidas por associações de moradores. Em Olinda, as principais são em Peixinhos e Passarinho. Já em Paulista, a Rede COPPA (Coletivos Populares de Paulista) capitaneia as arrecadações.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!