Temperaturas baixas serão registradas em várias regiões do Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 30/07/2021
Temperaturas baixas serão registradas em várias regiões do Brasil

Uma nova  frente fria se aproxima e vai derrubar as temperaturas em várias regiões do Brasil, principalmente na próxima semana. Em estados do Sudeste e Centro-Oeste são esperadas geadas, além da possibilidade de neve em alguns municípios do Sul.

Esta sexta-feira (13) será marcada pelo frio intenso, que deve fazer com que haja geadas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mesmo deve ocorrer no final de semana, que também deve contar com grandes volumes de chuvas em grande parte do sul do país.

Por alguns dias, o Brasil também deve sentir um aumento da umidade, devido a um ciclone extratropical, que ficará estacionado no Oceano Atlântico, segundo o Climatempo .

A chegada de uma massa de ar polar que vai reforçar o frio também está prevista, principalmente entre os dias 17 e 19 de maio.

Neve no Sul

Com o frio intenso, é possível que haja a incidência de neve em muitos municípios serranos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O fenômeno deve acontecer devido à fusão da massa de ar frio esperada para a região com a umidade causada pelo ciclone. As mudanças bruscas de temperatura devem ser sentidas a partir da próxima terça-feira (17).

Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Em Minas Gerais, especialmente na Serra da Mantiqueira, e em alguns pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a população deve sentir a presença de geadas. As ondas de frio se espalharão entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os termômetros nessas regiões podem cair em torno de 10ºC, fazendo com que muitas capitais fiquem em alerta para registrar as menores temperaturas do ano.

Na cidade de São Paulo , a semana começou com uma amplitude térmica de 9ºC e deve se manter nessa faixa até o final de semana, com temperaturas mais baixas pelas manhãs e mais elevadas durante as tardes.

A partir desta quinta (12), no entanto, as mínimas podem ficar em torno de 15ºC e as máximas em torno de 21ºC, com céu nublado, ar úmido e possibilidade de chuvas isoladas.

Ainda de acordo com o Climatempo , as mínimas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram as mais baixas do ano até agora, com 14,8ºC e 14,4ºC, respectivamente. As próximas noites e madrugadas tendem a ser de frio intenso.

Na madrugada do dia 17, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo dos 12ºC no Sul, com chances de níveis negativos no Planalto Sul do Paraná e nas serras Gaúcha e Catarinense, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A onda de frio também deve alcançar o Acre e Rondônia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!