Artur do Val
Reprodução/O Globo
Artur do Val

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, é  alvo de críticas de políticos e autoridades após ter um á udio divulgado em que faz ofensas a ucranianas . Nas mensagens, o pré-candidato ao governo de São Paulo descreve suas impressões sobre as mulheres da Ucrânia e diz que “são fáceis porque são pobres”. O pré-candidato ao governo de São Paulo viajou à Ucrânia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão russa.

Em outro momento, o parlamentar, que havia acabado de cruzar a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, disse ainda que a fila das refugiadas só tinha "deusa" e que a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiadas. Ele desembarcou no Brasil na manhã deste sábado.

O deputado estadual se filiou ao Podemos, em janeiro para ser lançado ao governo de São Paulo. No entanto, após os áudios, o Podemos emitiu um comunicado no qual afirma que "repudia com veemência as declarações" de Arthur do Val e diz que abriu um procedimento disciplinar para apurar os fatos.

Além disso, Sergio Moro criticou as declarações e decidiu retirar o apoio à candidatura de Arthur do Val. "Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto", escreveu nas redes sociais.

Leia Também

Do Val foi eleito deputado estadual em 2018 pelo DEM. Em 2019, foi o segundo candidato mais bem votado de São Paulo e tomou posse como deputado estadual. Já em 2020, ele tentou a canditatura para prefeitura da capital paulista, mas terminou em quinto lugar, com 9,78% dos votos. Integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), o deputado estadual se filiou ao Podemos.

Arthur, que também é youtuber, tem um canal nas redes sociais com mais de 2,7 milhões de inscritos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!