CPI pede B.O da 'Capitã Cloroquina' contra chefe de gabinete de Queiroga
reprodução/tv senado
CPI pede B.O da 'Capitã Cloroquina' contra chefe de gabinete de Queiroga

A CPI da Covid aprovou requerimento para requisitar à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal o boletim de ocorrência feito pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como  "Capitã Cloroquina", contra o chefe de gabinete do ministro da Saúde, João Lopes de Araújo Júnior por ameaça.

Segundo revelou a rádio "CBN", Mayra Pinheiro afirmou que tem sido ameaçada em conversas por aplicativo e acusada injustamente de conspiração por Araújo Júnior, que é funcionário do ministro Marcelo Queiroga. Nas mensagens, apresentadas na Polícia Civil do Distrito Federal, o chefe de gabinete acusa Mayra Pinheiro de atuar, em conjunto com o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), pela demissão de Queiroga.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), destacou que episódio envolvendo Mayra Pinheiro mostra o "nível de degradação" em que o governo está.

A CPI também aprovou requerimento para que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) repasse em 24 horas o documento contraindicando o uso da cloroquina para tratamento precoce da Covid-19. A previsão seria apresentar o relatório na reunião da Conitec nesta quinta-feira, mas, diante de notícias de intervenção política para que isso não ocorra, a comissão decidiu requisitar o texto.

"Se confirmou o que falávamos. Foi retirado da pauta", disse Randolfe sobre a reunião da Conitec.

O senador citou ainda "uma briga de interesses entre Mayra Pinheiro e Marcelo Queiroga" que, segundo ele, não pode interferir na resposta sobre a imunização de crianças e adolescentes e a vacinação em 2022.

"Nós não podemos terminar esta CPI sem a Conitec dar uma posição clara sobre a ineficácia de cloroquina. Nós não podemos terminar esta Comissão Parlamentar de Inquérito com uma briga de interesses entre Mayra Pinheiro e Marcelo Queiroga no âmbito do Ministério da Saúde e sem nenhuma resposta sobre a vacinação de brasileiros no ano que vem, nenhuma resposta! Enquanto a ciência toda, o planeta se prepara para a vacinação, não tem nenhuma resposta. Nós não podemos terminar esta CPI sem uma resposta sobre a vacinação de adolescentes e crianças", disse o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!