Placa da rua Amâncio de Carvalho na Vila Mariana, modificada por estudantes da USP
Reprodução
Placa da rua Amâncio de Carvalho na Vila Mariana, modificada por estudantes da USP

Estudantes da Faculdade de Direito da USP 'rebatizaram' nesta quarta-feira (11) uma placas da avenida Dr. Arnaldo, na zona oeste de São Paulo (SP). Na ação simbólica, placas que homenageiam personalidades com históricos racistas e eugenistas foram trocadas por nomes de personalidades negras. As informações são da Folha de S. Paulo. O ato foi motivado pelo  incêndio da estátua do Borba Gato, ocorrido no dia 24 do mês passado.

“O incêndio foi muito importante por dar início a um debate muito importante no Brasil, que é a necessidade de questionar como é construída a nossa memória histórica. Nós não queremos apagar a história, mas contá-la por outra perspectiva”, disse a estudante Letícia Chagas, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, formado por alunos da Faculdade de Direito da USP, à Folha .

A avenida Dr. Arnaldo, que homenageia Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Eugênica de São Paulo, um movimento racista que defendia o branqueamento da sociedade, passou a homenagear a biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus, que fez parte do sequenciamento genético do coronavírus dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina.

O fundador do Instituto Butantan, Vital Brazil Mineiro da Campanha, também membro da Sociedade Eugênica, teve seu nome retirado de placa na avenida. Em substituição, entrou a escritora negra Maria Carolina de Jesus.

Já a placa que homenageava o professor Amâncio de Carvalho foi trocada por uma homenagem a Jacinta Maria de Santana, mulher negra, que teve seu corpo embalsamado por Carvalho para ser usado em experimentos e trotes estudantis da Faculdade de Direito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!