Agência Brasil

Cariosas enfrentam chuva nesse início de 2021
Alessandro Buzas/Futura Press
Cariosas enfrentam chuva nesse início de 2021

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 10h45 de hoje (2). O estágio operacional do município estava em mobilização por causa das condições meteorológicas desde a madrugada do dia 31 e prevê 

O avançou na escala ocorreu por causa do registro de chuva de 15,6mm em 15 minutos no Jardim Botânico, de 9,4mm em Sepetiba e de 16,8mm na Grota Funda. O critério meteorológico protocolar necessário para a mudança de estágio é a precipitação superior a 5mm em 15 minutos. A Defesa Civíl tocou 21 sirenes em nove comunidades: Rocinha, Chácara do Céu, Barão, Juramento, Morro do Céu, Pretos Forros, Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Ouro Preto.

Segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio (COR), núcleos de chuva atuam e ganham força em diversos pontos da cidade, como na região do maciço da Tijuca, provocando chuva moderada a forte. A previsão do Alerta Rio para a tarde de hoje é de chuva isolada moderada a forte, que pode vir acompanhada de raios e rajadas moderadas de vento, com velocidade de até 51,9 km/h.

A temperatura máxima deve chegar a 29°C. Existem mais alertas de temporais para o resto desse sábado. Pancadas intensas podem ser esperadas até a noite e o clima fechado e com chuvas é esperado até a próxima quarta-feira (06). O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco. Indica que uma ou mais ocorrências já impactam a cidade, afetando a rotina de parte da população.

Na Região Metropolitana, estão previstas cerca de 80mm de chuva, tal quantidade equivale metade da média de chuva para o mês inteiro de janeiro. Amanhã, domingo (03), muita chuva ainda é esperada na cidade do Rio, devem ficar mais localizadas pelas regiões centro-norte do estado. 

O prefeito Eduardo Paes foi até o COR acompanhar o andamento das chuvas na cidade após ter tomado posse de seu antigo cargo ontem (1º) . "Nossa preocupação é ter o time atento, Secretaria de Conservação, Comlurb, todo mundo mobilizado, para dar as respostas o mais rápido possível", disse Paes.

O Rio de Janeiro está em estágio de mobilização por causa da pandemia de covid-19 desde o dia 2 de dezembro de 2020, por causa do aumento no número de casos na cidade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários