leblon rio
Guito Moreto / Agência O Globo
Rua Dias Ferreira, no Leblon, teve aglomerações nas calçadas de bares

Os bares e restaurantes da cidade do Rio de Janeiro estão liberados para funcionarem sem horário estipulado para o fechamento, inclusive durante toda a madrugada. A autorização foi dada pelo prefeito Marcelo Crivella e passa a valer já nesta terça-feira (20) após a publicação no Diário Oficial do município. Antes da total flexibilização , os estabelecimentos só poderiam ficar abertos até 1h durante a pandemia do coronavírus .

No documento, que trouxe mudanças para fase 6B do plano de retomada da cidade, Crivella explica que a restrição de horário vinha causando "desordem urbana". A reabertura de bares e restaurantes aconteceu no dia 2 de julho, quando a prefeitura deu início à fase 3 de flexibilização, mas com horário restrito, até as 23h. Depois, a Fase 5, no que entrou em vigar no fim de julho, o horário foi ampliado para 1h.

"Quanto à vedação de bares e restaurantes funcionarem após 1 hora da manhã foram apresentadas evidências que esta medida tem favorecido a ocorrência do comércio ilegal após este horário, desordem urbana e o grande acúmulo de lixo", diz o texto.

Reabertura das quadras

A Prefeitura do Rio também vai permitir a reabertura das quadras das escolas de samba, para a realização de eventos, a partir do próximo dia 1º de novembro, conforme estava previsto. Para evitar aglomeração, os eventos nestes espaços deverão ter cadeiras e mesas numeradas.

A publicação prevê ainda que, para reabrir as quadras, as escolas terão de submeter as suas equipes aos cursos de capacitação da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses. Além disso, terão de cumprir os protocolos sanitários específicos para a atividade.

As quadras que ficam foram do município do Rio precisarão da autorização das prefeituras locais para reabrir. Estão incluídas nessa situação as da Beija-Flor, em Nillópolis; da Grande Rio, em Duque de Caxias; e da Viradouro, em Niterói.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários