Rua Dias Ferreira%2C no Leblon%2C em 11 de setembro de 2020
Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Rua Dias Ferreira, no Leblon, em 11 de setembro de 2020

Após a determinação da prefeitura de proibir a venda de bebidas alcoólicas após as 22 horas para pessoas que não estão acomodadas em mesas e cadeiras, muitos bares da rua Dias Ferreira, no Leblon, que durante a pandemia protagonizou cenas de aglomerações, espalharam mais mesas e cadeiras nas calçadas, o que ainda era um movimento tímido nas últimas semanas. A prefeitura autorizou expansão até em vagas de estacionamento até o fim do ano.

Recentemente a prefeitura instalou placas próximo às vagas indicando ser proibido estacionar no local em sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados nos horários que os bares podem ocupar a via pública.

Antes das 21 horas, na região da Dias Ferreira, cerca de 10 ambulantes estavam espalhados aguardando o término da fiscalização para poderem atuar.

Grande parte dos bares ao longo da rua no Leblon cumpriam a determinação do afastamento entre mesas e cadeiras. Porém, os estabelecimentos que ficam na altura da Rua General Venâncio Flores quase não tinham acomodações para os clientes, o que provocou aglomeração até as 22h.

Com a restrição de músicas ao vivo nos bares, um grupo de jovens aproveitou o momento para ouvir música com som alto próximo a um estabelecimento. Muitos frequentadores também ignoravam os decretos estadual e municipal que obriga o uso de máscara na rua, em razão da pandemia da Covid-19, e não utilizavam a proteção na chegada aos bares ou na saída.

Em um dos bares da praça Paulo Mendes Campos, mesmo após o início da orientação dos fiscais na região após as 22h, ainda era servido copos de chope e garrafas de cerveja.

Em um bar, uma jovem conseguiu comprar, por volta das 22h30, uma garrafa de cerveja e levou consigo alguns copos plásticos. Logo em seguida ela atravessou a rua e começou a beber a cerveja junto com um amigo. Chopes também eram sevidos em tulipas de vidro para o público que estava em pé em frente ao bar.

    Veja Também

      Mostrar mais