Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia caiapó
Divulgação
Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia caiapó

Líder da etnia Kayapó, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, está internado em um hospital de Colíder, a 648 km de Cuiabá, no Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo sobrinho-neto de Raoni, Patxon Metuktire, ao portal G1. O cacique, que é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas, está internado desde quinta-feira.

Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, há um mês. Ela tinha diabetes. Raoni, que vive no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá, teve complicações gastrointestinais e desidratação.

Ainda de acordo com o G1, o cacique foi internado após não conseguir se recuperar com remédios tradicionais. Foram feitos testes preventivos para o novo coronavírus, mas todos deram resultados negativos. Raoni continua internado, mas já está se alimentando bem e deve receber alta em cinco dias.

Histórico de luta

O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA). Os dois se reencontraram em 2009 em São Paulo para conversar sobre a construção da Usina de Belo Monte.

Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.

No ano passado, Raoni foi chamado pelo presidente Jair Bolsonaro de "peça de manobra" usada por governos estrangeiros para "avançar seus interesses na Amazônia".

A declaração ocorreu após o cacique se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, em busca de apoio para a defesa da Amazônia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!