O
Reprodução
O "Kit Covid" vem com azitromicina, hidroxicloroquina e ivermetcina. Nenhum dos medicamentos tem eficácia comprovada para Covid-19

A Prefeitura de Itagi, município localizado no sudoeste da Bahia, anunciou que começou a distribuir o "Kit Covid" , com  hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina  — nenhum deles com eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa faz parte do plano local de enfrentamento à pandemia e "evita que as pessoas precisem se deslocar até a farmácia", no caso de apresentarem sintomas.

Em postagem nas redes sociais, a ação é definida como "pioneira". Não há explicação sobre os critérios que determinam quem receberá o kit de remédios.

"A Secretaria da Saúde, de acordo com o plano de enfrentamento à Covid-19, a fim de evitar que pacientes dessa doença se desloquem para farmácias, criou o KIT-COVID que está sendo entregue, em domicílio, a todos os pacientes sintomáticos", diz o texto da prefeitura, sob gestão do médico Olival Andrade Junior (PPS).

Você viu?

Segundo o secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a prefeitura de Itagi não tem autorização para realizar a ação. Fábio afirmou que a vigilância sanitária será chamada para apurar o caso.

Anvisa não recomenda o uso da Ivermetcina

Na última quinta-feira (9), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou para o úso da ivermectina . O órgão ligado ao Ministério da Saúde reforçou que o vermífugo é recomendado contra parasitas, não tendo nenhuma eficácia comprovada contra o vírus causador da Covid-19.

A hidroxicloroquina , por sua vez, apesar de apresentar efeitos colaterais sérios e não ser comprovadamente eficiente contra a Covid-19, tem protocolo elaborado pelo próprio Ministério da Saúde tanto para casos leves, quanto para pacientes graves. 

Na última semana,  Bolsonaro divulgou ao menos dois vídeos em que aparece defendendo o medicamento , com a qual, segundo ele, tem se tratado desde que começou a ter sintomas do novo coronavírus (Sars-Cov-2)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!