Tamanho do texto

Série de denúncias de Sara Baptista e Victoria Bechara revelaram os métodos de repressão, tortura e violência da instituição paulista, levando à queda da diretora da instituição no interior do Estado

Sara Baptista e Victoria Bechara, repórteres do iG Último Segundo arrow-options
ig
Reportagens das repórteres Sara Baptista e Victoria Bechara que trouxeram denúncias contra a Fundação Casa receberam menção honrosa em Prêmio de Direitos Humanos


As reportagens  Agressões, tortura e violência psicológica dão o tom na Fundação Casa Escola Sem Partido já é realidade dentro da Fundação Casa , publicadas no Portal iG , receberam menção honrosa na categoria Jornalismo Online do 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela OAB do Rio Grande do Sul. Produzidas pelas repórteres Sara Batista e Victoria Bechara, as matérias mostraram como o modelo punitivista tomou conta da Fundação Casa de São Paulo nos últimos anos.

Corredor da Fundação Casa da Vila Maria arrow-options
Foto: Victoria Bechara/iG Último Segundo
Corredores dos quartos na Fundação Casa da Vila Maria, na zona norte de São Paulo


Durante meses, as repórteres visitaram unidades da Fundação Casa em São Paulo e obtiveram denúncias de ex-funcionários, ex-internos e familiares que apontavam abusos contra direitos humanos em um ambiente que tem como norte ressocializar jovens e adolescentes. A reportagem ainda traz relatos da Defensoria Pública, de conselheiro tutelar e de diretores da Fundação Casa.

Mais de dez anos depois da mudança para Fundação Casa, as violações ainda fazem parte da rotina. Casos de tortura, agressão e violência psicológica são comuns"

Dias após as denúncias apresentadas pelo iG  através da editoria Último Segundo, a diretora da unidade de Jacareí da Fundação Casa pediu exoneração do cargo .

Sobre o Prêmio

O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo visa valorizar jornalistas que veiculam reportagens sobre direitos humanos nos mais diversos veículos de imprensa do Brasil. Em sua 36ª edição, a premiação possui as categorias Acadêmico, Reportagem. Rádio, Fotografia. Livro, Crônica, Televisão, Jornalismo online, Documentário, Grande Reportagem (livro reportagem) e categoria especial.