Tamanho do texto

Apesar de garantir diversos benefícios, o documento não é muito conhecido pela população. Conheça mais sobre o programa e tire suas dúvidas

ID Jovem arrow-options
Reprodução
Documento está disponível para jovens de baixa renda que tenham entre 15 e 29 anos.

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um documento digital criado pelo governo que visa garantir benefícios aos jovens de baixa renda. O documento ainda é pouco conhecido, apesar de dar direito a uma série de descontos, como meia entrada e viagens interestaduais gratuitas.

Leia também: A Carteira de Trabalho Digital anula o documento impresso? Tire suas dúvidas 

Quem possui um ID Jovem pode usufruir de meia entrada em cinemas, shows, jogos de futebol e outras atrações culturais, mesmo não sendo estudante. Ele também garante a isenção de taxas em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais. Além disso, o documento permite que o beneficiado tenha direito a reservar até dois assentos em viagens interestaduais de forma gratuita.

Quem tem direito ao documento?

Jovens que tenham entre 15 e 29 anos, estejam inscritos no Cadastro Único com NIS ativo e tenham atualizado suas informações há pelo menos dois anos. O ID Jovem é voltado para pessoas com renda familiar deve ser menor que dois salários mínimos (R$ 1.874,00). Não é necessário estudar para ter acesso ao benefício.

Como fazer o cadastro?

Para ter acesso ao benefício, o cidadão precisa estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico . Com o cadastro feito, os dados fornecidos pelo cidadão serão analisados e, caso sejam aprovados, será gerado um número de NIS que é requisitado para gerar o ID Jovem.

Leia também: Não perca o prazo! Veja como tirar e regularizar o título de eleitor

Tal cadastro deve ser feito no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – do município em que o solicitante reside. O cadastro deverá ser feito pelo responsável da família que deverá levar os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Certidão de casamento
  • Comprovante de residência
  • Carteiras de trabalho CTPS
  • Atestados de matrícula escolar
  • Contratos de aluguel

Como gerar o ID Jovem?

Depois de estar cadastrado no CadÚnico e ter tido seus dados aprovados pelo CRAS, o solicitante terá duas opções para gerar o ID Jovem: usar o aplicativo oficial ou do site do programa.

Ao abrir a interface do programa, o solicitante deverá informar seu número de NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Após isso, caso não ocorram erros, será gerado um ID Jovem com um QR Code com código de identificação, data de validade e dados do titular. Em cidades em que o acesso à internet é mais difícil, o governo também disponibilizará carteirinha de plástico.

Leia também:erdeu documento? Órgãos do Rio tem 'achados e perdidos' e facilitam recuperação

Como utilizar?

Para usufruir dos benefícios garantidos pelo documento , basta o jovem abrir o aplicativo no celular e gerar o QR Code de seu ID Jovem . Além disso, será possível imprimir, plastificar e usar o documento como uma espécie de carteirinha estudantil. Independentemente da maneira que o beneficiário escolher utilizar o documento, basta apresenta-lo no guichê do estabelecimento e exigir seus direitos.