Todos os homens deve se alistar para o serviço militar obrigatório
quando chegam aos 18 anos de idade. Ao passarem pelo processo, aqueles que não forem escolhidos para servir receberão o certificado de reservista
, que comprovará que o portador do documento cumpriu suas obrigações com as Forças Armadas.
Leia também: CPF também é exigido para menor de idade: saiba como e onde emitir o documento
Esse documento faz com que o cidadão fique livre das obrigações militares temporariamente, já que os reservistas podem ser convocados para servir em situações extremas. Entretanto, quem não tirar o certificado pode encontrar problemas para realizar atividades do dia a dia. Confira o que acontece com o brasileiro que não emitir a reservista.
Emissão de documentos e estudos
Aquele que não se alistar e receber o certificado será impedido de tirar ou prorrogar a validade do seu passaporte . Além disso, o cidadão não conseguirá ingressar em qualquer instituição de ensino.
Leia também: Como tirar e renovar a CNH após as mudanças nas regras?
Cargos públicos e relações com o governo
Por não estar em dia com as obrigações com as Forças Armadas , o cidadão não poderá assumir nenhum cargo público - seja através de concurso, nomeação ou eleição. A assinatura de contratos com o governo, seja ele municipal, estadual ou federal, e o recebimento de premiações também não será possível.
Emprego
Além disso, aquele que não obter o certificado de reservista não poderá ingressar como funcionário, estagiário, empregado ou associado em nenhuma instituição, empresa ou associação oficial.
Leia também: Quanto custa e como faz para emitir o bilhete único em São Paulo?
Título de Eleitor
Por fim, o cidadão que esperar completar 18 anos para tirar o título de eleitor não conseguirá emitir o documento se não estiver com o certificado de quitação com o serviço militar em mãos.
Como é o processo para conseguir o certificado de reservista?
Para se alistar e conseguir o certificado de reservista, todos os homens deverão comparecer à junta militar mais próxima de sua residência até o dia 30 de junho do ano em que atinge a maioridade portando os seguintes documentos: documento de identidade (RG), comprovante de residência e uma foto 3x4 atualizada.
Após isso, é necessário passar pela Seleção Geral, momento em que os militares escolhem quais jovens irão servir e quais serão dispensados. Depois disso, será necessário realizar o juramento à bandeira. Por fim, as juntas militares irão fornecer gratuitamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), que comprovará que o cidadão está em dia com suas obrigações militares.
E a 2ª via?
Caso o cidadão precise solicitar a 2ª via da reservista, ele precisará comparecer à junta militar mais próxima de sua residência e realizar o pedido. Além de apresentar um documento de identidade e uma foto 3x4 recente, será necessário pagar uma multa que varia entre R$ 4,14 e R$ 6,52. Após isso, a junta determinará uma data para a retirada do documento.