O bilhete único virou item rotineiro vida dos paulistanos. Permitindo que o usuário possa utilizar o transporte público com um cartão que pode ser recarregado até pelo celular, o cartão facilita o dia-a-dia da população de São Paulo.
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Entretanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como e onde emitir; qual o valor que deve ser pago; e o que fazer em caso de perca ou furto. Por isso, montamos esse guia com tudo que você precisa saber sobre o bilhete único .
Para que serve o bilhete único?
O bilhete único é um cartão que permite ao usuário acessar o transporte público de São Paulo (ônibus, metrô e CPTM) sem a necessidade de realizar o pagamento em dinheiro. Ele pode ser recarregado em máquinas localizadas nos terminais, através do celular e em estabelecimentos como padarias e farmácias.
Quem pode ter o bilhete?
Existem diversos tipos de bilhetes que são destinados a diferentes públicos. O bilhete comum pode ser obtido por qualquer cidadão. O bilhete de estudante é destinado à estudantes e professores que tenham vínculo comprovado pela instituição de ensino e permite que o usuário pague apenas metade do valor da tarifa (R$ 2,15, segundo a tarifa atual).
Já o bilhete único vale-transporte é fornecido pelo empregador ao seu funcionário enquanto que o bilhete especial garante entrada gratuita em ônibus e micro-ônibus de São Paulo é dado a pessoas com deficiência, obesos e gestantes. Além disso, existe um bilhete emitido para idosos com mais de 60 anos.
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Qual a validade do bilhete?
Com exceção dos bilhetes que possuem mais que R$ 43,00 e foram emitidos antes de 2014, que só serão válidos até 30 de setembro, o bilhete único pode ser usado por até cinco anos . O único caso que requer renovação mais frequente é o do bilhete de estudante, que precisa ser renovado a cada nova matrícula realizada (semestralmente ou anualmente).
Como adquirir o bilhete?
Existem duas variações de bilhete que podem ser emitidas: o personalizado e o não personalizado. Para emitir o personalizado, basta se cadastrar no portal da SPTrans , enviar uma foto 3x4 e retirar o cartão em um posto de atendimento, não havendo custos obrigatórios.
Já o bilhete não-personalizado, deve ser solicitado presencialmente em um posto de atendimento da SPTrans e reque o pagamento de uma tarifa vigente e uma recarga mínima de um valor de cinco tarifas. Além disso, o usuário é obrigado a apresentar documento com foto na hora do cadastro.
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O que fazer para solicitar a 2ª Via?
Em caso de perca ou furto do cartão, o usuário pode solicitar uma segunda via do bilhete único . Para isso, o titular deve pagar uma taxa de sete tarifas vigentes - R$ 30,10 – e pode escolher o local em que deseja retirar o cartão.