Tamanho do texto

Termômetros continuam registrando altas temperaturas neste sábado e não há previsão de chuva; mínima fica em 16 °C e máximas chegam aos 30°C

cptm arrow-options
Reprodução/CPTM
Obras de modernização em São Paulo mudam programação dos trens da CPTM

As condições atmosféricas continuam inalteradas, neste sábado (10), em São Paulo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Mudanças Climáticas, o sol surge nas primeiras horas da manhã, favorecendo o rápido aumento da temperatura. A mínima fica próximo dos 16°C e a máxima atinge os 30°C. A nebulosidade volta aumentar no fim do dia, mas não há previsão de chuva na capital.

Leia também: Vídeo flagra ataque de fúria de homem que ateou fogo a unidade do Poupatempo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, no sentido centro de São Paulo , a partir das 14h horas de hoje até às 00h de domingo (11), para estacionamento de guindaste. Pelo mesmo motivo, a Avenida Paulista será interditada, no sentido Consolação, das 22h deste sábado às 18h de amanhã.

Devido às obras de modernização e manutenção neste sábado algumas linhas da CPTM terão intervalo maior entre os trens. Das 21h até o fim da operação comercial, haverá serviços na via entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.

Já entre as estações Socorro e Autódromo, das 20h até o fim da operação comercial, os intervalos médios serão de 24 minutos em toda a linha para a realização de obras de modernização na via e no sistema de energia.

Segundo a CPTM , o Expresso Turístico deste sábado terá como destino a cidade de Mogi das Cruzes. O passeio é feito em uma locomotiva a diesel e o embarque é realizado às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz e a viagem de volta parte às 16h30. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Leia também: João Doria busca parceria chinesa para construção de trem São Paulo-Campinas

O valor unitário da passagem sai por R$ 50,00 (ida e volta), mas há descontos escalonados para aquisição de mais de um ingresso, chegando a 25% em compras a partir de 4 passagens. As bilheterias funcionam nas estações Luz e Santo André, todos os dias, das 9h às 18h. Os interessados podem consultar as datas disponíveis no site da CPTM. 

Exposições

pinturas arrow-options
Divulgação/CPTM
Pinturas sobre os animais do Brasil colorem as estações da CPTM

As pessoas que passarem pela Estação Santa Cecília do Metrô poderão se divertir com a mostra “Na Linha do Humor" que apresenta caricaturas de personalidades famosas como o ídolo do esporte Neymar, além da artista Rita Lee, o ator Charlie Chaplin, o cartunista Maurício de Souza e da ativista paquistanesa Malala.

 A Estação República, da Linha 3-Vermelha, também receberá uma exposição chamada ‘Amazônia: preservação natural e cultural’, que reúne 17 imagens do fotógrafo Marcos Piffer, que fazem parte do livro Amazônia: preservação natural e cultura. As imagens retratam uma parcela da beleza da flora e fauna amazônica, que tem o título de floresta tropical que abriga a maior biodiversidade no planeta com mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra.

Na mesma estação, haverá a exposição Bichos do Brasil, da artista Walkiria Barone. Ao retratar os animais, ela consegue sensibilizar o público e mostrar didaticamente um pouco da riqueza da fauna brasileira, além de despertar a consciência para a preservação das espécies, principalmente as que estão em extinção. 

Já na linha 1-Azul, a estação São Bento contará com 19 painéis da exposição ‘Modernos Eternos – Ora et Labora'. O projeto Ora et Labora se dá através de duas ações artísticas paralelas, sendo uma nos painéis e outra na vitrine cultural da estação. O tema: Ora et Labora (Ora e Trabalha) foi baseado no lema de vida de São Bento e da Ordem Beneditina. A proposta aos artistas participantes foi fazer uma releitura e contextualizá-la no século 21.

 Na estação Sacomã, da linha 2-Verde, estará disponível para visitação a exposição ‘Expedição Savanas Africanas’, do fotógrafo Alberto Takaoka. São 46 fotografias que foram registradas no Park Nacional Kruger, na África do Sul. Takaoka procurou captar o esplendor e o amor entre os animais selvagens e humanos.

Leia também: Governo de SP coloca questões sobre projeto de Doria em material escolar

E na Estação Trianon-Masp, também na linha 2-Verde, a vitrine que é uma parceria entre o Masp e o Metrô, vai contar com a exposição "Histórias das Mulheres, Histórias Feministas”.  Na vitrine, terá imagens de alguns quadros disponíveis para visitação no museu. A exposição se desdobrará com a de missão de resgatar e difundir o trabalho de artistas mulheres, e por isso, contará com diversas obras de artistas do século XVI ao século XXI.