Obras de modernização em São Paulo mudam programação dos trens da CPTM
Reprodução/CPTM
Obras de modernização em São Paulo mudam programação dos trens da CPTM

As condições atmosféricas continuam inalteradas, neste sábado (10), em São Paulo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Mudanças Climáticas, o sol surge nas primeiras horas da manhã, favorecendo o rápido aumento da temperatura. A mínima fica próximo dos 16°C e a máxima atinge os 30°C. A nebulosidade volta aumentar no fim do dia, mas não há previsão de chuva na capital.

Leia também: Vídeo flagra ataque de fúria de homem que ateou fogo a unidade do Poupatempo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, no sentido centro de São Paulo , a partir das 14h horas de hoje até às 00h de domingo (11), para estacionamento de guindaste. Pelo mesmo motivo, a Avenida Paulista será interditada, no sentido Consolação, das 22h deste sábado às 18h de amanhã.

Devido às obras de modernização e manutenção neste sábado algumas linhas da CPTM terão intervalo maior entre os trens. Das 21h até o fim da operação comercial, haverá serviços na via entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.

Já entre as estações Socorro e Autódromo, das 20h até o fim da operação comercial, os intervalos médios serão de 24 minutos em toda a linha para a realização de obras de modernização na via e no sistema de energia.

Segundo a CPTM , o Expresso Turístico deste sábado terá como destino a cidade de Mogi das Cruzes. O passeio é feito em uma locomotiva a diesel e o embarque é realizado às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz e a viagem de volta parte às 16h30. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Leia também: João Doria busca parceria chinesa para construção de trem São Paulo-Campinas

Você viu?

O valor unitário da passagem sai por R$ 50,00 (ida e volta), mas há descontos escalonados para aquisição de mais de um ingresso, chegando a 25% em compras a partir de 4 passagens. As bilheterias funcionam nas estações Luz e Santo André, todos os dias, das 9h às 18h. Os interessados podem consultar as datas disponíveis no site da CPTM. 

Exposições

Pinturas sobre os animais do Brasil colorem as estações da CPTM
Divulgação/CPTM
Pinturas sobre os animais do Brasil colorem as estações da CPTM

As pessoas que passarem pela Estação Santa Cecília do Metrô poderão se divertir com a mostra “Na Linha do Humor" que apresenta caricaturas de personalidades famosas como o ídolo do esporte Neymar, além da artista Rita Lee, o ator Charlie Chaplin, o cartunista Maurício de Souza e da ativista paquistanesa Malala.

 A Estação República, da Linha 3-Vermelha, também receberá uma exposição chamada ‘Amazônia: preservação natural e cultural’, que reúne 17 imagens do fotógrafo Marcos Piffer, que fazem parte do livro Amazônia: preservação natural e cultura. As imagens retratam uma parcela da beleza da flora e fauna amazônica, que tem o título de floresta tropical que abriga a maior biodiversidade no planeta com mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra.

Na mesma estação, haverá a exposição Bichos do Brasil, da artista Walkiria Barone. Ao retratar os animais, ela consegue sensibilizar o público e mostrar didaticamente um pouco da riqueza da fauna brasileira, além de despertar a consciência para a preservação das espécies, principalmente as que estão em extinção. 

Já na linha 1-Azul, a estação São Bento contará com 19 painéis da exposição ‘Modernos Eternos – Ora et Labora'. O projeto Ora et Labora se dá através de duas ações artísticas paralelas, sendo uma nos painéis e outra na vitrine cultural da estação. O tema: Ora et Labora (Ora e Trabalha) foi baseado no lema de vida de São Bento e da Ordem Beneditina. A proposta aos artistas participantes foi fazer uma releitura e contextualizá-la no século 21.

 Na estação Sacomã, da linha 2-Verde, estará disponível para visitação a exposição ‘Expedição Savanas Africanas’, do fotógrafo Alberto Takaoka. São 46 fotografias que foram registradas no Park Nacional Kruger, na África do Sul. Takaoka procurou captar o esplendor e o amor entre os animais selvagens e humanos.

Leia também: Governo de SP coloca questões sobre projeto de Doria em material escolar

E na Estação Trianon-Masp, também na linha 2-Verde, a vitrine que é uma parceria entre o Masp e o Metrô, vai contar com a exposição "Histórias das Mulheres, Histórias Feministas”.  Na vitrine, terá imagens de alguns quadros disponíveis para visitação no museu. A exposição se desdobrará com a de missão de resgatar e difundir o trabalho de artistas mulheres, e por isso, contará com diversas obras de artistas do século XVI ao século XXI.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários