Estação da Luz tem programação especial para comemorar Dia Internacional da Língua Portuguesa no Brasil
Reprodução/CreativeCommons
Estação da Luz tem programação especial para comemorar Dia Internacional da Língua Portuguesa no Brasil

O Dia da Revolução Constitucionalista, comemorado anualmente no dia 9 de julho e considerado feriado estadual em São Paulo, será de sol e com temperaturas em gradativa elevação. Os termômetros oscilam entre os 8°C e os 20°C e não há expectativa de chuva na capital.

Leia também: De Nove de Julho a Sapopemba: de onde vieram os nomes das ruas de São Paulo?

As ciclofaixas de lazer de São Paulo estarão ativadas durante o feriado , das 7h às 16h, para aqueles que quiserem aproveitar a terça-feira andando de bicicleta.

O Rodízio Municipal de Veículos (para veículos de passeio e pesados) estará suspenso, em razão da previsão de redução da circulação de veículos. A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados também estarão suspensas durante o feriado. Na quarta-feira (10), o rodízio e as restrições voltam a vigorar normalmente.

Interdições

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Raqueb Chohfi será interditada parcialmente, entre a Avenida Aricanduva e a Rua Forte do Araxá, na região de São Mateus, zona leste, a partir das 10h00, para obras da Estação Jardim Colonial, da Linha 15 Prata - Monotrilho do Metrô. A obra tem previsão de 24 meses de duração e ocorrerão no canteiro central da avenida.

A Avenida Custódio de Sá e Faria, entre as ruas Antônio Sazerdas e Arruda Cabral, no Jardim Elba, também será interditada nesta terça, das 10h00 às 21h00, para a realização do evento ”Celebrando a Vida”, promovido pelo Instituto Mensagem de Paz.

Zona Azul

O serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente durante o feriado em São Paulo . Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

 Metrô

Segundo o Metrô , as estações Penha, Vila Matilde, Guilhermina/Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians/Itaquera (inclusive a área de transferência para a CPTM) ficarão fechadas durante todo o dia.

A circulação dos trens na Linha 3-Vermelha ocorrerá normalmente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Carrão. O Metrô irá disponibilizar 30 ônibus gratuitos do sistema PAESE - Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência – que irão circular ininterruptamente a partir das 4h20 até às 1h de quarta, para atender aos passageiros no trecho interditado.

Na quarta, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, operadas pelo Metrô. A medida tem por objetivo atender aos usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à linha 1-Azul), e Barra Funda (integrado à linha 3-Vermelha).

Leia também: Brasil tem só cinco estados que controlam munição de suas polícias

CPTM

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM ), o feriado provocará alteração na programação dos trens. Confira:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.  

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 4h às 19h, os trabalhos serão realizados na via entre as estações Mooca e Tamanduateí. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.  Também haverá serviços nas proximidades da Estação Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre as estações Luz e Brás e de 30 minutos entre as estações Brás e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart e nas proximidades da estação Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha. 

Bancos

As agências bancárias não estarão funcionando nesta terça. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população poderá procurar por canais alternativos de atendimento – mobile, internet banking, telefone e caixas eletrônicos –  para realizar as operações bancárias.

Leia também: Após noite de frio intenso, três moradores de rua morrem em São Paulo

Poupatempo, Detran e Procon

Os postos do Poupatempo estarão fechados nesta terça-feira, assim como as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). Os postos de atendimento do Procon nas estações Sé, Santo Amaro e Itaquera; as audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico do Procon também não estarão funcionando no feriado . Os serviços voltam a funcionar normalmente na quarta-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!