Edson Fachin concedeu habeas corpus a um homem condenado a seis anos de prisão por tentar furtar uma bicicleta
Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
Edson Fachin concedeu habeas corpus a um homem condenado a seis anos de prisão por tentar furtar uma bicicleta

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin concedeu este mês habeas corpus a um homem condenado a seis anos de prisão por tentar furtar uma bicicleta em uma residência na cidade de Parnaíba, no Piauí. Antonio Helio Rodrigues foi preso em fevereiro de 2017 e desde então permaneceu em regime fechado. Naquele ano, foi condenado em primeira instância por furto qualificado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Leia também: Fachin manda arquivar mais um inquérito contra Renan Calheiros no STF

O ministro não analisou a pena imposta pelo tribunal, porque o tema ainda não foi julgado por instâncias inferiores, mas entendeu que a manutenção da prisão preventiva no caso da tentativa de furto de bicicleta configura ilegalidade. O pedido foi movido pela Defensoria Pública da União, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar o pedido de liberdade.

Na noite de 13 de fevereiro de 2017, Antonio Helio Rodrigues foi flagrado tentando pular o muro de uma residência com uma bicicleta que havia sido amarrada em um varal pelo dono do imóvel. Após ser descoberto, ele largou a bicicleta, pulou o muro e ficou escondido na vinhança até que foi preso em flagrante pela polícia. Desde então, permaneceu em regime fechado pela tentativa frustada de furto.

Leia também: Fachin pede informações a Moraes sobre decisão de retirar do ar reportagem

Na decisão que o condenou a seis anos de prisão, Antonio Helio Rodrigues é descrito como "contumaz no mundo do crime e usuário de drogas" e seus antecedentes criminais são apontados como justificativa para a fixação da pena de seis anos pela tentativa de furto .

Fachin ressalta, porém, que a consideração de ações penais em curso como maus antecedentes e como conduta social desfavorável "é vedada pela jurisprudência do Supremo". Além disso, o fato de ter sido uma tentativa de furto não foi ponderado ao se fixar a pena.

"Noto que o magistrado deixou de aplicar a causa de diminuição de pena relativa à tentativa, apesar de ter reconhecido que o delito não foi consumado. Não bastasse, o regime fechado foi fixado sem qualquer fundamento idôneo", escreveu o ministro do Supremo .

Leia também: Fachin pede que Moraes esclareça decisão que censurou reportagem sobre Toffoli

Globo procurou a Secretaria de Justiça do Piauí, responsável pela administração penitenciária no estado, para checar se e quando Antonio Helio Rodrigues, o homem preso por tentar furtar uma bicicleta , foi libertado, mas ainda não houve resposta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!