Um guia de turismo se deparou com um visitante peculiar enquanto passeava em uma praia em Fernando de Noronha, arquipélago de Pernambuco. Em vídeo, Pedro Oliveira, conseguiu flagrar o momento em que um tubarão encalhou próximo à faixa de areia, enquanto tentava se alimentar de sardinhas que estavam no local.
Leia também: Mergulhadores nadam ao lado do maior tubarão branco do mundo no Havaí; assista
O registro foi feito nessa quinta-feira (21) e compartilhado pelo guia em suas redes sociais. Segundo Oliveira, ele estava mergulhando na praia do Sancho, quando viu o tubarão no meio da sardinha se alimentando. Como o animal estava no raso, ele acabou encalhando e só conseguiu sair de lá com a ajuda de uma onda.
Apesar do risco, o guia logo se aproximou do tubarão, de cerca de dois metros, para fazer o registro. Junto a ele, a turista Camila Marinho também presenciou a cena e chegou a se aproximar ainda mais para aparecer na imagem. “Foi arriscado, mas foi uma cena marcante. Eu sabia que Noronha tinha tubarões grandes, eu arrisquei, fui lá na frente, bem pertinho”, contou a moradora de Recife ao G1 .
Essa não foi a primeira vez que Oliveira flagrou o encalhe de tubarão, porém foi a primeira vez que conseguiu filmar o acontecido. Nessa época, é comum moradores e turistas avistarem tubarões na região, que chegam à parte rasa em busca de comida.
Leia também: Estudante brasileiro de 26 anos morre em ataque de tubarão nos Estados Unidos
Tubarão em Noronha
Em fevereiro, um caso envolvendo um tubarão em Noronha chamou atenção, após o surfista pernambucano Vinícius Cavalcanti, de 31 anos, ser mordido no rosto enquanto surfava na praia da Cacimba do Padre. A vítima também teve ferimentos superficiais no pescoço e orelha e foi encaminhada ao Hospital São Lucas, onde chegou com sinais vitais estáveis, apesar do sangramento intenso.
Leia também: Pesquisadores americanos encontram a primeira espécie onívora de tubarão
O incidente aconteceu após o surfista se chocar com o animal, enquanto surfava próximo a um cardume de sardinhas. Em reação, o tubarão acabou mordendo a vítima. Na época, a administração de Fernando de Noronha lamentou em nota o ocorrido e ressaltou que a superintendência de saúde estava em prontidão para prestar qualquer atendimento durante o processo de recuperação da vítima.