Carro usado pelos atiradores de escola em Suzano passou por perícia; jovens retiraram veículo de concessionária
Rovena Rosa/Agência Brasil - 13.3.19
Carro usado pelos atiradores de escola em Suzano passou por perícia; jovens retiraram veículo de concessionária

Permanecem internadas 11 vítimas do  ataque a tiros efetuado por dois ex-alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP). A ação dos atiradores foi realizada na manhã desta quarta-feira (13) e deixou dez mortos, incluindo os próprios autores do ataque, que cometeram suicídio. 

De acordo com boletim divulgado às 18h45 desta noite pela Secretaria Estadual de Saúde, duas vítimas estão em estado grave. Uma delas é o estudante Anderson Carrilho de Brito, de 15 anos de idade. Ele foi transferido do Pronto-Socorro de Suzano para o Hospital das Clínicas, da USP, e se encontra neste momento no centro cirúrgico.

A outra vítima que está em estado grave é a aluna Jenifer da Silva Cavalcante, que está internada no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. De acordo com o governo estadual, Jenifer passou por procedimentos cirúrgicos e está sendo acompanhada pela equipe médica. Apesar de grave, seu quadro é estável.

Leia também: Vídeo mostra momento em que atiradores entram na escola em Suzano; assista

Também seguem internadas outras nove pessoas. Destas, três estão no Hospital das Clínicas da USP: Adna Isabella Bezerra de Paula, de 16 anos, que está internada na ala de emergência; Leonardo Vinícius Santa Rosa, de 20 anos, que tem quadro clínico estável; e Murilo Gomes Louro Benites, de 15 anos de idade, que também está estável.

Outras duas vítimas estão no Pronto-Socorro Municipal de Suzano: Beatriz Gonçalves Fernandes (15 anos), que se encontra estável; e Guilherme Ramos do Amaral (14 anos), que, às 18h45, passava por cirurgia.

Duas vítimas estão internadas no Hospital Santa Maria, em São Paulo: Samuel Silva Félix, que não teve nem a idade e nem o quadro clínico divulgados; e José Vitor Ramos Lemos (também sem idade divulgada), que foi atingido por um golpe com machado no tronco durante a ação na escola Professor Raul Brasil

Além de Jenifer, também segue internado no hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, o estudante Leonardo Martinez Santos, que fraturou o tornozelo e será submetido a cirurgia.

A 11ª vítima que segue internada é Letícia de Melo Nunes, que foi transferida para o Hospital Geral de Itaquaquecetuba. Ela se encontra em estado estável e sob acompanhamento especializado de cirurgia geral.

Leia também: Tragédia de Suzano é o sétimo ataque ocorrido no Brasil; relembre outros casos

O que se sabe sobre o massacre em Suzano

Atiradores invadiram a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP) e abriram fogo contra funcionários e alunos
Reprodução
Atiradores invadiram a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP) e abriram fogo contra funcionários e alunos

Além dos 11 feridos, oito pessoas foram assassinadas durante a ação criminosa promovida por Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Henrique de Castro, de 25 anos , ex-alunos da escola. São eles:

Estudantes 

  1. Claiton Antônio Ribeiro (17 anos)
  2. Caio Oliveira (15 anos)
  3. Samuel Melquíades Silva de Oliveira (16 anos)
  4. Douglas Murilo Celestino (16 anos)
  5. Kaio Lucas da Costa Limeira (15 anos)

Funcionárias da escola

  1. Marilena Ferreira Veira Umezo (59 anos, professora)
  2. Eliana Regina de Oliveira Xavier (38 anos, funcionária da escola)

E o dono de uma concessionária próxima ao local do ataque

  1. Jorge Antônio Morais (51 anos)

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que enviou dois psiquiatras e um psicólogo para dar apoio no atendimento às famílias e demais afetados pelo atentado, atuando em conjunto com a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Suzano. "Os profissionais darão suporte no próprio Caps e a pasta está em contato permanente com a Prefeitura", informou o governo.

O massacre na escola Professor Raul Brasil teve início pouco após as 9h30 da manhã, no horário do intervalo das aulas. Encapuzados, Guilherme e Henrique foram ao local a bordo de um carro retirado antes na concessionária do tio do atirador mais novo, Jorge Antonio, que levou três tiros e morreu no local.

A dupla levou um revólver 38, uma besta (equipamento que lança flechas) e supostos coquetéis molotovs para efetuar o ataque. Um dos assassinos usou também um machado para golpear os alunos que tentavam escapar enquanto o outro criminoso realizava disparos.

Também foi encontrada dentro da escola uma mala com fios, o que levou o esquadrão antibombas a esvaziar o local para realizar a inspeção. O grupamento, no entanto, concluiu que não havia explosivos na mochila.

Após o massacre, o Guilherme (o atirador mais novo) matou Henrique e, em seguida, matou a si próprio, segundo informou a polícia. As causas do ataque ainda são desconhecidas.  O veículo utilizado pelos atiradores passou por perícia ainda na tarde de hoje. O governador João Doria (PSDB) decretou luto oficial de três dias no Estado.

Situada no bairro Parque Suzano , a Escola Estadual Professor Raul Brasil recebe alunos dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o centro educacional atende atualmente 1.058 alunos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!