Estações do metrô terão reforço de funcionários e seguranças durante o feriado do Carnaval
Reprodução/Metrô SP
Estações do metrô terão reforço de funcionários e seguranças durante o feriado do Carnaval

O feriado prolongado de Carnaval, que começa neste sábado (2) e vai até a Quarta-feira de Cinzas (6), deixa muitos em dúvida sobre o que funcionará na capital paulista durante os dias de folia. Tanto aqueles que ficarão em São Paulo para aproveitar os blocos de rua, quanto aqueles que planejam pegar as estradas, precisam estar atentos aos horários de funcionamento de bancos, shoppings, Metrô, entre outros.

Leia também: Foliões denunciam golpes no carnaval de rua em São Paulo; PM anuncia ações

Confira abaixo como ficará a situação dos serviços públicos durante o feriado de Carnaval :

Rodízio municipal e corredores exclusivos

O rodízio municipal para veículos leves e pesados será suspenso entre segunda (4) e quarta-feira (6). Na terça-feira, estará liberada a circulação de veículos de passeio e táxis em corredores e faixas exclusivas de ônibus à esquerda e à direita.

O sistema de estacionamento rotativo pago (Zona Azul) não funcionará nos bolsões internos do Parque Ibirapuera entre sábado e terça, e no fim de semana de 9 e 10 de março, no pós-carnaval. Na terça-feira de carnaval, a Zona Azul estará suspensa em toda a cidade.

Leia também: Folia na chuva? Confira previsão do tempo para capital, litoral e interior de SP

Bancos

As agências bancárias funcionam até sexta-feira (1ª) e permanecem fechadas na segunda-feira (4) e na terça-feira (5). O serviço só é retomado na quarta-feira (6), a partir do meio-dia. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que, durante esse período, a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que forem vencer na segunda ou na terça poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (6), sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.  

Ônibus

Na segunda-feira (4), as linhas de ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo irão operar com a programação habitualmente adotada aos sábados. Enquanto que na terça-feira (5), a operação funcionará com os horários estabelecidos no domingo. Na Quarta-feira de Cinzas, as linhas voltam a funcionar normalmente.

Devido aos blocos de Carnaval que acontecerão em algumas regiões, os ônibus sofrerão alterações de itinerário para desviar dos locais de eventos. Na terça-feira (5), por exemplo, a Av. Eng. Luis Carlos Berrini estará bloqueada durante o período da tarde e da noite e, por isso, os ônibus que passam pela avenida sofrerão desvio pela Av. Morumbi. Os demais itinerários poderão ser consultados no site oficial do EMTU.

A SPTrans ainda informou que duas linhas ligando o Metrô Portuguesa-Tietê e o Metrô Palmeiras-Barra Funda ao Sambódromo do Anhembi serão ativadas entre sexta e terça para transportar os foliões que forem assistir aos desfiles dos Grupos Especiais e de Acesso no Sambódromo.

Leia também: Vai para a praia no Carnaval? Veja os melhores horários para fugir do trânsito

Metrô

A partir do próximo sábado, as estações operadas pela Companhia do Metrô e localizadas próximas aos grandes eventos de Carnaval terão reforço de segurança e de funcionários. Confira as estações que terão alteração no funcionamento:

Estação Armênia (Linha 1-Azul): por solicitação da Polícia Militar, a estação ficará fechada entre o horário das 10h às 20h na segunda (4) e na terça (5).

Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata: o início da operação dessas linhas na quarta-feira (6) será antecipado para às 4h, com o objetivo de atender aos passageiros que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda.

O Metrô ainda lembra que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas estações e trens e recomenda a compra antecipada de bilhetes (ou a carga no caso de Bilhete Único) para evitar filas.

Detran e Poupatempo

Devido ao Carnaval, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado e os postos do Poupatempo estarão fechados na segunda (4) e terça-feira (5). O serviço volta a funcionar na Quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia.

A central telefônica do Detran.SP também não funcionará nos dias 4 e 5, mas volta a atender das 7h às 19 no dia 6 de março.

Procon

Os postos de atendimento do Procon-SP terão horários especiais de funcionamento nos postos. As esquipes estarão presentes no Sambódromo, rodoviárias e aeroportos e fiscalizarão os locais de concentração e fluxo dos foliões durante o feriado. Confira abaixo:

Postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera:

Sábado (2): funcionamento das 7h às 13h
Domingo (3): não funciona
Segunda e terça-feira (4 e 5): fechado
Quarta-feira (6): atendimento das 12h às 19h

Audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico, Núcleos Regionais em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba:

Segunda e terça-feira (4 e 5): fechado
Quarta-feira (6): atendimento a partir das 12h
Não há funcionamento aos sábados e domingos

Leia também: Carnaval de 2019 será o primeiro em que assédio sexual será tratado como crime

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, as lojas funcionarão normalmente durante o fim de semana e na terça-feira (5). Somente na quarta que o atendimento das lojas pode sofrer alteração, já que fica a critério dos lojistas abrirem as lojas a partir do meio-dia.

Hospitais Estaduais

Os hospitais estaduais, os prontos-socorros e internação funcionarão normalmente, entre os dias 2 e 6 de março, mas os setores ambulatoriais não funcionarão durante o feriado. Na Quarta-feira de Cinzas o atendimento volta ao normal, a partir do meio-dia.

Postos Pró-Sangue

Os postos Pró-Sangue atenderão durante o feriado de Carnaval em horários diferenciados. Confira abaixo:

02 de março, sábado
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: das 8 às 16h00

03 de março, domingo
Posto Clínicas: fechado
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado

04 de março, segunda-feira
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16h30

05 de março, terça-feira
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado

06 de março, quarta-feira
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Barueri: das 8 às 16 horas
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 13 às 16h30
Posto Osasco: das 13 às 16h30

Mega-Sena de Carnaval

O prêmio da Mega-Sena de Carnaval acumulou e o sorteio será realizado nesta quinta-feira (28), às 20h (horário de Brasília), podendo pagar um prêmio de R$ 46 milhões para quem acertar os seis números do concurso 2129.

Leia também: Viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros será reaberto para carros já em março

No sábado será realizado outro sorteio e será o terceiro realizado nesta semana. Nesta semana pré- Carnaval é realizada a segunda Mega-Semana de 2019. A primeira foi a Mega-Semana de Verão, realizada em janeiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!