O Instituto Inhotim reabre hoje (9) e homenageará a população de Brumadinho e os funcionários atingidos pela tragédia
Divulgação/Corpo de Bombeiros de MG
O Instituto Inhotim reabre hoje (9) e homenageará a população de Brumadinho e os funcionários atingidos pela tragédia

O Instituto Inhotim, o maior espaço cultural ao ar livre da América Latina, vai participar da recuperação de Brumadinho, em Minas Gerais. Instalado na cidade há 12 anos, o museu vai poder colaborar, entre outros projetos, com o reflorestamento da região.

Leia também: Sobe para 151 o número de vítimas identificadas em Brumadinho

Fechado desde o dia 25 de janeiro, quando a barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu, o museu reabre neste sábado (9) com entrada gratuita para homenagear a população da região e os funcionários atingidos pela tragédia. Na cerimônia, haverá ainda um minuto de silêncio em respeito às vítimas de Brumadinho .

Em entrevista à Agência Brasil , o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi, disse que o instituto já desenvolve um trabalho na área ambiental e, a partir do Departamento de Jardim Botânico, poderá atuar tanto no cultivo de sementes quanto no de mudas do próprio viveiro.

“O Inhotim tem uma conexão muito grande com a região que pode ser muito importante no momento seguinte, quando a gente for tratar de áreas de reflorestamento. Certamente aqui vai precisar”, enfatizou.

Projetos sociais

Famoso projeto de Inhotim permitirá aos jovens de Brumadinho atuar em outras instituições artístico-culturais do mundo
Reprodução/Twitter
Famoso projeto de Inhotim permitirá aos jovens de Brumadinho atuar em outras instituições artístico-culturais do mundo

Outra área de atuação do Inhotim poderá ser na extensão dos projetos sociais que já são desenvolvidos pela instituição, como a Escola de Cordas, que recebe jovens da região e deu origem à Orquestra de Cordas.

Leia também: Moradores deixam suas casas em duas cidades mineiras por risco em barragens

Além disso, há um laboratório que trabalha também com jovens na conexão com outras instituições artístico-culturais do mundo. “Esse é um dos projetos bem-sucedidos em Inhotim que tem boa conexão com a região”, afirmou Grassi.

Jovens de Brumadinho vão ter a oportunidade de atuar em museus como o Tate, em Londres; o New Museum, em Nova York; e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba). “É um projeto que temos muito apreço por ele, porque esses jovens começam a enxergar e vislumbrar nas suas carreiras e profissões outras possibilidades”, completou.

Recuperação de Brumadinho

Inhotim, porém, ainda não sabe como serão as atividades que poderá desenvolver para a recuperação de Brumadinho
Divulgação/Prefeitura de Brumadinho
Inhotim, porém, ainda não sabe como serão as atividades que poderá desenvolver para a recuperação de Brumadinho

Segundo Grassi, ainda não há o desenho pronto de como serão as atividades que o instituto poderá desenvolver para a recuperação de Brumadinho, porque a tragédia é recente. Ele não afastou a possibilidade de, além das questões ambientais e educativas com os jovens, a instituição trabalhar em outras áreas.

Leia também: Vale soube de problemas em Brumadinho dias antes do desastre

“Temos um trabalho grande junto a comunidades quilombolas aqui da região. Isso tudo a gente entende como um conjunto de coisas que certamente vai trazer um efeito na construção desse lugar de volta”, avaliou o diretor executivo do instituto.

Reabertura de Inhotim

Desde quarta-feira, os funcionários de Inhotim participam de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar
Divulgação/Instituto Inhotim
Desde quarta-feira, os funcionários de Inhotim participam de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar

Desde quarta-feira passada (6), os empregados do instituto participam de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filmes e rodas de conversa. Segundo Grassi, esse processo faz parte da preparação desses funcionários para a reabertura de Inhotim.

O diretor executivo ainda afirmou que, no trabalho de acolhimento que o instituto está fazendo, os funcionários que perderam parentes ou têm entre os desaparecidos pessoas próximas não são obrigados a voltar ao trabalho hoje. De acordo com ele, a maioria informou, entretanto, que quer estar logo lá. “[Para eles] É uma forma de continuar vivendo”, disse.

Leia também: PM detém seis pessoas por estelionato, roubo e atrapalhar buscas em Brumadinho

Os funcionários recebem também um acompanhamento psicológico. “Começamos com isso tão logo veio a tragédia em Brumadinho e estamos atuando agora de uma maneira mais consistente. Tem sido um trabalho muito efetivo e vemos que estamos avançando muito. A prioridade é o atendimento aos seus funcionários e suas famílias”, garantiu.


*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!