Equipes de resgate trabalham em Brumadinho, Minas Gerais; eles atuam no lugar desde o rompimento da barragem, sexta
Ricardo Stuckert / Fotos Públicas
Equipes de resgate trabalham em Brumadinho, Minas Gerais; eles atuam no lugar desde o rompimento da barragem, sexta

Novas informações a respeito de Brumadinho surgiram após uma entrevista coletiva concedida pelos porta-vozes da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, nesta quarta-feira (30). Mais cedo, foi divulgado um novo plano para o caso de haver elevação da barragem 6, próxima à barragem 1, que se rompeu. Mas os porta-vozes informaram que não há risco e que a barragem está sendo monitorada 24 horas por dia.

Leia também: Vale cadastra famílias das vítimas de Brumadinho para repasse de R$ 100 mil

Enquanto o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirmou que a barragem 6 em Brumadinho está segura, o tenente Flávio Godinho, da Defesa Civil, informou o plano de contingência para o caso de elevação.

Godinho afirmou que a Vale vai estabelecer sete pontos de acolhimento para as vítimas da tragédia, onde haverá médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Em caso de alerta, os moradores deverão se deslocar para esses pontos específicos.  Também será oferecida alimentação e atendimento jurídico em relação aos direitos trabalhistas. Todos deverão ter transporte gratuito para esses locais e para o IML.

Aihara informou que 15 aeronaves estão sendo utilizadas para as buscas na tarde desta quarta e um reforço de 400 homens da escola de polícia já está no local. Os militares israelenses devem encerrar os trabalhos de busca já na próxima sexta-feira, mas "isso ainda está sendo articulado".

Quando questionado sobre motivo do reforço não ter vindo antes, Aihara disse que não era o momento "oportuno" e que agora os novos homens farão um revezamento com os resgatistas que já trabalham desde o começo da operação. 

O número de mortos e desaparecidos deverá ser atualizado só no fim do dia, mas o porta-voz da Defesa Civil revelou que 51 dos 84 mortos já foram identificados. No total, 176 pessoas estão desalojadas.

Segundo Aihara, 32 animais foram resgatados e estão em duas fazendas na região do Córrego do Feijão, sendo supervisionados por mais de 10 veterinários. Além disso, três animais tiveram que sofrer eutanásia. 

Leia também: Animais de Brumadinho só são sacrificados a tiros "em último caso", diz coronel

O tenente também afirmou que a propagação de fake news está atrapalhando o trabalho das equipes de resgate e que a informação de que os militares estariam contaminados por uma lama "tóxica" é falsa. Ele afirma que a população não deve se preocupar com intoxicação.

Além disso, cinco sobreviventes irão prestar depoimento hoje. O delegado Luis Carlos Ferreira, porta-voz da Polícia Civil, afirma que os corpos estão chegando em estado bastante danificado e os funcionários estão tendo que "montar um quebra-cabeça". O IML priorizará a identificação por arcada dentária e DNA. 

Leia também: Governo admite que nem todas as vítimas de Brumadinho poderão ser resgatadas

Por sua vez, o major Flávio Santiago, da PM, ressaltou que houve acidentes com pessoas que tentaram entrar nas áreas de busca sem autorização e lembra que somente o Corpo de Bombeiros pode determinar quem está autorizado a entrar nesses locais.

Ao menos 30 voluntários, de Brumadinho e do Paraná, poderão auxiliar em algumas áreas consideradas "mornas" para procurar vestígios. Eles já estão cadastrados e, em breve, será liberado um outro link para pessoas que tenham interesse em ajudar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!