O viaduto que cedeu Marginal Pinheiros
pode gerar um prejuízo ainda maior para a prefeitura de São Paulo. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) moveu uma ação civil pública pedindo uma multa de R$ 34 milhões por falta de manutenção de pontos e viadutos na capital paulista.
Em 2007, foi assinado um termo de ajuste de conduta (TAC) entre a administração municipal e a promotoria para que fosse feito o monitoramento e recuperação de 50 estruturas, inclusive a do viaduto que cedeu. Elas estavam em situação não adequada segundo um estudo feito pela Superintendência de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva e pelo Instituto de Engenharia.
Como a prefeitura não estabeleceu um programa de manutenção das pontes e viadutos, conforme previsto no TAC, o MP ajuizou em 2014 uma ação para multar a administração municipal.
Em 27 de setembro deste ano foi feita uma audiência de conciliação entre a prefeitura e a Promotoria de Habitação e Urbanismo. Na ocasião, foi decidido que a municipalidade deveria apresentar em até 60 dias um diagnóstico da situação das estruturas e uma proposta concreta para execução da manutenção.
O MP resolveu solicitar novamente as informações sobre essa situação a partir do incidente ocorrido na última quinta-feira (15), quando um viaduto na Marginal Pinheiros cedeu. O rompimento provocou um desnível de quase dois metros de altura entre as partes da estrutura, localizada próximo a Ponte do Jaguaré, zona oeste paulistana.
A prefeitura tem prazo de dez dias para atender a solicitação feita nesta quarta-feira (21) pela promotoria que incluem as providências que serão tomadas em relação ao viaduto atingido.
Queda do viaduto causou trânsito nesta quarta-feira (21)
Esta quarta-feira foi marcada por muito trânsito na região da Marginal Pinheiros. Por ser o primeiro dia após o feriado prolongado (Proclamação da República e Consciência Negra), o número de carros aumentou e, com o viaduto interditado, outras vias, como o corredor norte-sul, acabaram congestionadas.
De manhã e no final da tarde, os índices da CET chegaram a registrar 87 quilômetros de lentidão não apenas na pista expressa da marginal, mas também nas pistas locais, reflexo do grande número de veículos.
A Secretaria de Mobilidade e Transportes promete adotar novas medidas nos próximos dias para controlar o nível de trânsito na região do viaduto , mas segue aconselhando os cidadãos a utilizarem transporte público, que funciona normalmente, inclusive a linha 9-Esmeralda, que passa pela Marginal Pinheiros e, nos últimos dias, estava com a velocidade reduzida de 80 km/h para 20 km/h .
*Com Agência Brasil