Circulação de trens em trechos da Linha 9-Esmeralda foi interrompida na sexta-feira após incidente com viaduto em SP
Reprodução/TV Globo
Circulação de trens em trechos da Linha 9-Esmeralda foi interrompida na sexta-feira após incidente com viaduto em SP

A circulação de trens com passageiros da Linha 9-Esmeralda foi liberada neste domingo (18). As estações Pinheiros e Ceasa foram interditadas na última sexta-feira (16) após um  viaduto ceder 2 metros na Marginal Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, na madrugada do feriado de quinta-feira (15).

Equipes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Prefeitura realizaram testes pela manhã deste domingo. A única restrição imposta para a circulação de trens é que as composições da Linha 9-Esmeralda terão de passar com velocidade reduzida pelo trecho do incidente com o viaduto.

O primeiro teste com os trens foi com uma composição vazia, só com o maquinista. O segundo teste foi com um trem com passageiros. Eles passaram em um trilho próximo ao trecho interditado da Marginal Pinheiros para avaliar como o viaduto se comporta com a passagem de trens. Foram usados equipamentos que mediram a vibração na estrutura de concreto.

Um trecho de 20 km da via que cedeu continua interditado por tempo indeterminado. Já duas estações de trens, que ficam ao lado da Marginal Pinheiros e estavam fechadas desde o incidente, foram liberadas.

De acordo com o secretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Siurb) da Prefeitura, Vitor Aly, os trens terão de circular com a velocidade reduzida , a 20km/h (a velocidade média fica em torno de 60 km/h).

Aly informou ainda que foram concluídas as obras de escoramento ao longo de 120 metros do viaduto. “Agora estamos dando andamento à escavação da estaca prova, que vai dizer que profundidade vamos ter de fundação para fazer com que a gente construa o bloco, onde vamos posicionar o macaco para alinhar e aliviar a estrutura”, disse.

João Octaviano Machado Neto, secretário municipal de Mobilidade e Transportes, que acompanhava Vitor Levy, informou que hoje será feita a abertura definitiva do acesso à Rodovia Presidente Castelo Branco na altura do Centro de Detenção Provisória (CDP) em Pinheiros.

“Outras obras vão ser feitas nos próximos dias para aumentar a capacidade de interação entre a pista expressa que está fechada e a pista local, para evitar que haja o efeito funil na pista expressa”, explicou.

 Na manhã deste domingo, os paulistanos aproveitaram o dia ensolarado para praticar corrida e pedalar na via interditada. A grande preocupação, no entanto, é com o trânsito no retorno do feriado prolongado, na próxima quarta-feira (20).

Octaviano disse que não há previsão de liberação total da via. Equipes passaram a noite fazendo medições para a desinterdição parcial de alguns trechos, com abertura de canteiros entre as pistas, medidas que melhoram a conexão entre a via expressa e a local. “Isso tudo está sendo estudado para evitar que as pessoas fiquem represadas na pista expressa”, disse.

A partir de quarta-feira (21), prefeitura manterá a liberação do rodízio municipal de veículos na Marginal Pinheiros, até que haja liberação total da pista . A circulação de todos os veículos será liberada no sentido Castelo Branco, entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. Levy também informou que o trecho da Linha 9-Esmeralda em que os trens devem reduzir a velociadade vai ganhar sinalização e radar para que os operadores respeitem a restrição.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!