A Polícia Federal matou cinco criminosos, apreendeu seis fuzis e uma metralhadora de calibre .50 (com poder antiaéreo) ao impedir assalto a avião nesta quarta-feira (26), no aeroporto de Salgueiro (PE). A aeronave pertence a uma empresa de valores e transportava dinheiro para abastecer um banco da cidade pernambucana.
Leia também: Ação rápida da Polícia Militar salva criança vítima de afogamento em São Paulo
De acordo com a Polícia Federal , os criminosos invadiram a pista do aeroporto a bordo de dois carros no momento em que o avião fazia a aterrissagem. Os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro foram rendidos e os criminosos dispararam contra o avião, ferindo o piloto e o obrigando a parar a aeronave.
Os Policiais, no entanto, já investigavam a quadrilha responsável pela tentativa de assalto há pelo menos um ano e conseguiram intervir no momento da ação. Houve tiroteio na pista do aeroporto e cinco criminosos acabaram mortos no local. Um sexto indivíduo foi ferido e socorrido a hospital da região. Quatro outros integrantes da quadrilha foram presos e um número ainda não conhecido de criminosos conseguiram fugir a bordo de uma caminhonete prata.
Leia também: Sequestro da pequena Jayce - Missões históricas da Polícia Civil
Grupo era especializado em assaltos a bancos e carros-fortes, diz Polícia Federal
A Polícia Militar de Pernambuco e autoridades de estados vizinhos foram acionadas para tentar encontrar os demais assaltantes. O piloto baleado durante a ação criminosa foi socorrido e, conforme informações do hospital, está em condições estáveis.
"Pedido de ajuda aos estados vizinhos! Confronto, confronto! Serviço da Polícia Federal e forças amigas da Polícia Militar de Pernambuco e Bahia em confronto com a equipe de 'Rafael Grandão' que matou dois Políciais, que executou os dois em Bom Jesus da Lapa. Confronto no aeroporto da cidade de Salgueiro, caminhonete prata com tiro no vidro lateral em fuga. Os estados vizinhos que poderem vir fechando, a gente vai alimentar de informações, ao longo da ação. Temos um parceiro ferido, o gerente da empresa. Estamos correndo para o socorro. Eles são executores de Polícia.", dizia uma mensagem de áudio dos Agentes ao qual a reportagem teve acesso.
Segundo a PF, essa era a principal quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes da região. O grupo estava sediado no município de Petrolina (PE) e, segundo informações de Policiais Federais, a quadrilha foi responsável por ação na cidade de Bom Jesus da Lapa que deixou dois policias militares mortos.
Leia também: Professora é agredida por mãe de aluna em colégio municipal do Rio
Ainda conforme informaram agentes da Polícia Federal , os criminosos também atuaram em assalto a uma agência do Banco do Brasil em Jacobina, a um carro-forte em Petrolina, e a outros quatro veículos de empresas de transportes de valores entre os municípios de Remanso e Juazeiro, no norte da Bahia.