Marco Aurélio Mello
Agência O Globo
Marco Aurélio Mello

O recém-aposentado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, concedeu entrevista ao jornal O GLOBO deste domingo. Ele diz não entender o intuito do presidente Jair Bolsonaro ao questionar o sistema eleitoral brasileiro. 

"Ele estaria preparando o campo para o insucesso ? Não tenho expertise para colocá-lo num divã e saber o que está por trás disso, mas desde 1996 não tivemos uma impugnação minimamente séria. É preocupante", disse.

Marco Aurélio presidiu o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por tês vezes. Segundo ele, a confiança nas urnas precisa vir de exemplo "de cima". 

"Se ele coloca em dúvida um sistema, o que um leigo vai pensar? Vai pensar que realmente há fraude, manuseio, manipulação. Nós vamos ter muitos atritos sendo levados ao Tribunal Superior Eleitoral, pois em 2022 ele (Jair Bolsonaro) vai começar a campanha antes do prazo fixado", opinou.

Nesta semana, o presidente Bolsonaro, em baixa nas pesquisas de opinião, intensificou os ataques ao ministro Luiz Roberto Barroso , atual presidente do TSE. Os ataques tiveram reação dos presidentes do Congresso, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.

Ambos defenderam a democracia , e disseram que o Brasil superará qualquer tentativa de "aventura" ou "oportunismo". Além disso, os dois garantiram eleições seguras em 2022. 


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários