Serra é o candidato mais comentado no Twitter, diz estudo

Monitoramento realizado em maio considera todas as postagens relacionadas aos potenciais candidatos, sejam elas positivas ou negativas; no Rio, Freixo foi mais citado do que Paes

iG São Paulo |

O ex-governador José Serra (PSDB), candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, foi o postulante ao cargo que teve o maior número de postagens a seu respeito na rede de microblogs Twitter no período entre 1º e 31 de maio deste ano. É o que aponta levantamento feito pela E.life, empresa especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais. Serra foi mencionado em 1.609 tweets, seguido pelo pré-candidato do PT, Fernando Haddad (1.218), e pelo candidato do PMDB, Gabriel Chalita (521). Soninha Francine (PPS) e Celso Russomanno (PRB) vêm em seguida, com 467 e 313 citações respectivamente.

Leia mais: No Datafolha, Serra tem 31% e lidera as intenções de voto

Leia também: 64% dos petistas rejeitam apoio de Maluf a Haddad

O estudo monitorou as menções a 19 possíveis candidatos a prefeito na capital paulista, mas levou em consideração nomes que em nenhum momento foram realmente cotados para a disputa – com o do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que recentemente anunciou apoio a Haddad e teve 150 menções no Twitter no período. Nomes como José Aníbal (78), Ricardo Trípoli (26), Andrea Matarazzo (17) e Bruno Covas (17), que participaram das prévias do PSDB, também tiveram as citações monitoradas. Matarazzo e Covas abandonaram a disputa para apoiar Serra, enquanto Aníbal e Trípoli mantiveram a pré-candidatura até o final.

Futura Press
Candidato a prefeito de São Paulo pela quarta vez, Serra é o mais comentado no Twitter

Entre os temas mais comentados envolvendo Serra, estão sua posição nas pesquisas eleitorais, o elevado índice de rejeição, fatos relativos à sua antiga gestão como prefeito de São Paulo (entre 2005 e 2006) e o apoio das legendas aliadas à sua candidatura. Haddad, por sua vez, foi muito lembrado por conta do apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. Também chamaram a atenção o grande volume de menções a Soninha por seus comentários a respeito da colisão de trens do metrô na capital ; e a Russomanno, pela boa posição nas pesquisas de intenção de voto.

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Datafolha sobre a sucessão paulistana, Serra continua na liderança, com 31% das intenções de voto , seguido por Russomanno, com 24%. Haddad, Chalita e Soninha aparecem com 6% cada, mesmo índice de Netinho de Paula (PCdoB), que saiu da disputa e vai apoiar o candidato do PT.

Outras cidades

No Rio de Janeiro, o mesmo levantamento mostrou que o prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), que conta com um amplo arco de alianças e é apontado como favorito, foi superado no Twitter pelo candidato do PSOL à Prefeitura, Marcelo Freixo, que teve 1.241 tweets a seu respeito. Paes vem logo depois, com 837, seguido por Rodrigo Maia (DEM), com 154, e Clarissa Garotinho (PR), que teve 93 citações. A filha do ex-governador Anthony Garotinho, no entanto, será vice na chapa de Maia .

Em Belo Horizonte, o prefeito e candidato à reeleição, Márcio Lacerda (PSB), foi o mais citado no Twitter (296 posts), bem à frente dos demais mencionados: Délio Malheiros, do PV (27) e Leonardo Quintão, do PMDB (12). Já em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati, do PDT, que também tentará um novo mandato, teve 164 menções, à frente de Manuela D’Ávila, do PCdoB (102), e Adão Villaverde, do PT (56).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG