Obama assume segundo mandato nos EUA; veja seus primeiros quatro anos no poder

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Infográfico traz os principais fatos do governo do primeiro presidente negro americano, que foi reeleito em novembro de 2012 ao derrotar o candidato republicano Mitt Romney. Líder faz juramento público nesta segunda para mais quatro anos na Casa Branca

Com a promessa de que o "melhor está por vir", o presidente dos EUA, Barack Obama, celebrou na madrugada de 7 de novembro a vitória nas eleições do dia anterior, que lhe garantiram sua continuidade no poder por mais quatro anos.

Um dia depois de reassumir cargo em cerimônia privada na Casa Branca, nesta segunda-feira de 21 de janeiro Obama fez o juramento para seu segundo mandato perante centenas de milhares na frente do Capitólio (Congresso dos EUA, em Washington), ao qual se seguiu o discurso de posse.

Galeria de fotos: Veja imagens da posse pública de Obama
No domingo: Obama toma posse oficial para segundo mandato em cerimônia na Casa Branca
Voto crucial: Obama teve forte apoio de minorias e mulheres para conquistar reeleição
'Otimizador': Para ser reeleito, Obama cruzou dados de eleitores com a audiência da TV
Após reeleição: Obama é eleito Personalidade do Ano pela revista Time
Reavaliação: Derrota para Obama causa crise de identidade em Partido Republicano

Com uma campanha com tema de “Forward” (Adiante), Obama derrotou seu rival republicano na disputa, Mitt Romney, defendendo que merecia um segundo mandato na Casa Branca para terminar o trabalho iniciado em 2009, após vencer as eleições de 2008 com uma campanha que mobilizou os EUA e o mundo com o lema de esperança e mudança.

O líder americano conseguiu ser reeleito apesar de a economia do país ter enfrentado, depois de 2008, sua pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 30. Essa foi a primeira vez desde Franklin Roosevelt (1933-1945) que um presidente conseguiu ser reeleito com uma taxa de desemprego tão alta quanto a do ano passado: 7,7% em novembro.

Relembre a seguir os principais fatos dos primeiros quatro anos de Obama no poder:

 

Leia tudo sobre: obamaposse obamaeua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas