Obama e Romney fazem primeiro debate nesta quarta-feira

Atrás nas pesquisas e após vídeo polêmico, republicano sofre maior pressão para obter vitória clara no encontro, que ocorre em Denver

iG São Paulo |

O democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney fazem hoje o primeiro debate da eleição presidencial americana, uma oportunidade para alcançar mais de 60 milhões de eleitores que devem estar sintonizados no evento, transmitido pela televisão.

Atrás nas pesquisas, Romney sofre maior pressão do que Obama para obter uma vitória clara no debate na Universidade de Denver, o primeiro de três confrontos cara a cara previstos para antes das eleições de 6 de novembro.

Saiba mais: Veja a cobertura completa das eleições nos Estados Unidos

AP
Obama e Romney fazem primeiro debate nesta quarta-feira (fotos de arquivo)

"Acho que ele tem de ter uma vitória bastante convincente", disse David Yepsen, diretor do Instituto de Políticas Públicas Paul Simon, da Universidade Southern Illinois. "Ele teve algumas semanas ruins e precisa mudar a narrativa da campanha."

O republicano foi prejudicado por um vídeo gravado secretamente em um evento privado de arrecadação de recursos para campanha, no qual ele disse que 47% dos eleitores são dependentes do governo e é improvável que irão apoiá-lo.

No debate de Denver, Romney precisa não apenas reparar danos causados pelo vídeo. Ele deve levantar questões sobre o gerenciamento de Obama da economia dos EUA e explicar como o seu próprio plano econômico criaria mais empregos e reduziria o déficit orçamentário.

Romney deve levar o debate sem perder a calma e sem parecer desrespeitoso com Obama, de quem muitos americanos gostam pessoalmente, apesar dos problemas do governo para criar empregos. Já o presidente democrata candidato à reeleição tem o desafio de responder por que os americanos devem considerar-se melhor agora do que quatro anos atrás, quando ele tomou posse.

Saiba mais sobre os debates nos EUA:

03/10 - Primeiro debate presidencial: Realizado na Universidade de Denver, no Estado do Colorado, que pode ser decisivo na votação. O moderador será o editor-executivo do "PBS NewsHour", Jim Lehrer, e o tema será política nacional.

11/10 - Debate de vice-presidentes:  O único debate entre Joe Biden (vice de Obama) e Paul Ryan (vice de Romney) irá cobrir uma ampla gama de assuntos internacionais e internos e será realizado no Centre College, em Danville, Kentucky. A correspondente para assuntos internacionais da ABC, Martha Raddatz, vai moderar o evento.

16/10 - Segundo debate presidencial:  O segundo encontro será em formato de "encontro" e eleitores irão questionar diretamente os candidatos sobre vários assuntos, de acordo com o site da Comissão de Debates Presidenciais. Será realizado na Universidade Hofstra, em Hempstead, Nova York, que sediou o debate final entre Obama e o senador republicano do Arizona, John McCain, nas eleições de 2008. Será moderado pela âncora do programa da CNN "State of the Union", Candy Crowley.

22/10 - Quarto debate presidencial:  O debate final acontece na Lynn University, em Boca Raton, no Estado da Flórida. O tema será política externa e o moderador será o âncora do programa "Face The Nation", da CBS, Bob Schieffer.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: eleição nos euaromneyeuaobamadebate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG