Atrasados no Enem forçam entrada mas são expulsos por seguranças

Por Laís Martins - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Portões foram fechados pontualmente às 13h; na correria para retirada de atrasados, houve gritaria e uma jovem desmaiou

Não adiantou entrar pelas frestas da grade. No campus da Uninove no bairro da Barra Funda, em São Paulo, quem não entrou pelo portão até as 13h, foi expulso pelos seguranças. "Agora é voltar pra casa continuar na luta pro ano que vem", diz Pâmela Santana, de 22 anos. O aplauso da plateia que a viu se espremer entre as grades não resolveu. A jovem foi retirada do campus. 

Pâmela Santana chegou atrasada, conseguiu passar pelo meio da grade, mas acabou expulsa
Laís Martins/iG São Paulo
Pâmela Santana chegou atrasada, conseguiu passar pelo meio da grade, mas acabou expulsa


Pâmela não foi a única. Por ali, todos que entraram após o fechamento foram expulsos. A jovem Evelyn, retirada à força pelos seguranças, desmaiou após a expulsão e teve de ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros.

Jovem desmaia após ser expulsa por seguranças
Futura Press
Jovem desmaia após ser expulsa por seguranças



Após retomar a consciência, Evelyn disse que não se lembrava do que havia acontecido após a tentativa de entrada. Veja abaixo o vídeo do resgate da jovem:

Houve também aqueles que tentaram convencer os seguranças de que o atraso era tão pequeno que poderia ser perdoado: "São só 50 segundos moço, é o meu futuro em jogo", dizia uma jovem do lado de fora do portão.

Jovem tenta convencer segurança a deixá-la entrar após fechamento de portão, mas sem sucesso
Laís Martins/iG São Paulo
Jovem tenta convencer segurança a deixá-la entrar após fechamento de portão, mas sem sucesso








Boa parte do atraso, disseram os candidatos, foi por conta da confusão que muitos fizeram entre os prédios do campus. Após ir para a entrada errada, Neide Rodrigues, de 42 anos, chegou a correr para o outro portão, mas sentiu muita falta de ar. E lamentou que, mesmo tendo saído de casa, na zona norte, com duas horas de antecedência, tenha perdido a chance de brigar por uma vaga no curso de Administração de Empresas".

Neide Rodrigues errou o portão e acabou perdendo o horário da prova
Laís Martins/iG São Paulo
Neide Rodrigues errou o portão e acabou perdendo o horário da prova



Na lógica do "faça do limão uma limonada", três desconhecidas aproveitaram o triste destino de hoje para começar uma amizade. Gabriela Lima, de 18 anos, Fernanda Felix e Jeniffer Araújo, ambas de 21, estavam, por acaso, no mesmo ônibus. Quando viram que o trânsito intenso não deixava o coletivo sair do lugar, elas optaram por descer e terminar o trajeto correndo, juntas. Não resolveu para chegar a tempo na prova. Mas pode ser o início de uma amizade. Por faltar ao Enem deste ano, Fernanda já sabe que  vai perder o benefício de isenção da taxa de inscrição em 2016. Já Jeniffer ainda acredita que o ano não esteja perdido. "Vou tentar fazer amanhã, não tenho nada a perder", diz a jovem, que estava estudando por conta própria para o exame deste final de semana.

Jeniffer, Gabriela e Fernanda desceram do ônibus e tentaram chegar à pé: não adiantou
Laís Martins/iG São Paulo
Jeniffer, Gabriela e Fernanda desceram do ônibus e tentaram chegar à pé: não adiantou


Neste sábado, os quase oito milhões de inscritos no Enem responderão as 90 questões das provas  de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, serão 90 questões de linguagens, matemática, além da redação.

Veja fotos do Enem 2015:

Movimentação antes das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, em Minas Gerais. Foto: Alberto Wu/Futura Press - 24.10.15Estudante perde a prova do Enem no Rio de Janeiro. Foto: jose lucena/Futura Press - 24.10.15Portões são abertos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2015, na Faculdade Estácio, no Recife. Foto: João Pedro/Futura Press - 24.10.15Movimentação de estudantes antes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, na UERJ no Rio de Janeiro. Foto: jose lucena/Futura Press - 24.10.15Alunos entram nos últimos segundos, enquanto seguranças fecham os portões em local de prova do Enem em São Paulo. Foto: Futura PressMédico atende jovem que perdeu o exame e desmaiou no local de prova em São Paulo. Foto: Laís Martins/iG São PauloJovem desmaia após ser expulsa por seguranças. Foto: Futura PressJovem tenta convencer segurança a deixá-la entrar após fechamento de portão, mas sem sucesso. Foto: Laís Martins/iG São PauloAna Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez. . Foto: Laís Martins/iG São PauloPâmela Santana chegou atrasada, conseguiu passar pelo meio da grade, mas acabou expulsa. Foto: Laís Martins/iG São PauloEstudantes aguardam abertura dos portões para realização do Enem em escola de São Paulo. Foto: Futura PressKarina Peres, de 22 anos, quer conseguir uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina, a UEL. Foto: Laís Martins/iG São PauloProfessor Marcio realiza aula de matemática antes das provas do Enem 2015, em São Paulo. Foto: Futura PressEstudantes aguardam abertura de portões para prova do Enem em São Paulo. Foto: Futura Press


Leia tudo sobre: enemenem 2015

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas