Instituições de quase todas as regiões do País aparecem em estudo produzido por consultoria sediada na Arábia Saudita

Dezoito universidades brasileiras figuram entre as mil melhores do mundo em ranking global que destaca aquelas com maior impacto e influência científica. Instituições de quase todas as regiões do Brasil aparecem no levantamento divulgado pela CWUR (Center for World University Rankings), uma consultoria árabe sediada na cidade de Jidá.

Das 18 instituições do País presentes no ranking, dez estão concentradas somente na região Sudeste. A região Nordeste possui três representantes no levantamento. Confira a lista completa com a posição, no País, das universidades brasileiras destacadas no ranking:

Sobre o ranking

Foi a primeira vez que a empresa árabe efetuou um levantamento que destaca as mil melhores universidades do mundo. Em 2012 – quando começou a fazer os rankings – e em 2013, a CWUR fazia apenas um levantamento das 100 melhores instituições. O Brasil não apareceu em nenhum desse dois últimos rankings.

Leia mais:
Veja posição das 45 melhores universidades do Brasil em ranking de emergentes
Confira posição das 78 melhores universidades brasileiras da América Latina
Ranking com nota do Enem é legítimo, diz presidente do Inep

Como metodologia foi considerada a análise de alguns indicadores acadêmicos. O número de prêmios internacionais conquistados por professores, o número de publicações e o impacto da produção científica são alguns deles. Também foi observado o número de patentes registradas em bancos de dados internacionais e a quantidade de estudantes que assumiu cargos de chefia em empresas de reputação.

Acompanhe mais notícias no canal iG Educação
Siga o iG Educação pelo Twitter
Fique por dentro de outras notícias pelo facebook do InfoEscola

Entre as dez melhores instituições do levantamento, oito são dos Estados Unidos. Veja a posição de outros países, a pontuação de cada uma das escolas mapeadas e a colocação das universidades brasileiras no levantamento completo da CWUR:

Reputação

Além da CWUR, outras organizações produzem rankings semelhantes. As consultorias britânicas Quacquarelli Symonds (QS) e Times Higher Education (THE), por exemplo, são outras instituições que elaboram levantamentos dessa natureza. Tanto a QS, quanto a THE têm mais reputação entre as próprias instituições que a CWUR.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.