Enade tem 30% dos cursos do ensino superior com nota abaixo da média, diz MEC

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Resultado é obtido a partir de exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade

Três em cada dez cursos de instituições de ensino superior avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tiveram notas abaixo da média. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7), pelo Ministério da Educação (MEC).

Isso significa que, em uma escala que vai até cinco, 30% das universidades tiveram nota 1 e 2. Segundo o MEC, as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.

A nota individual do aluno não é divulgada. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque os cursos são avaliados a cada três anos. Segundo o MEC, as notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep) a partir das 17h desta segunda-feira.

No ano passado, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

* Com informações da Agência Brasil

Leia tudo sobre: enademercadantemec

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas