457 mil candidatos concorrem a bolsas do Prouni no 2° semestre

Primeira chamada de pré-selecionados para estudar em faculdades privadas será na quinta-feira, dia 5

iG São Paulo | - Atualizada às

Estão concorrendo a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre 456.973 candidatos. Como cada estudante tem direito a escolher até duas opções de curso, o programa recebeu 874.273 inscrições até esta segunda-feira, quando o prazo se encerrou. O resultado da primeira chamada será divulgado pela internet na quinta-feira, 5.

Entenda: o que é Prouni

Os candidatos disputam 90.311 bolsas de estudos de graduação em 1.316 instituições particulares de educação superior de todo o País. O número de cursos é 322. O número total de candidatos é mais baixo que no segundo semestre de 2011, quando 460.745 se inscreveram para o Prouni. Como o número de bolsas também diminuiu um pouco – no meio do ano passado eram 92.107 –, a concorrência continua a mesma, de 5 candidatos por cada bolsa. Já no primeiro semestre de 2012 a disputa no Prouni foi de 6,2 candidatos por bolsa .

Irregularidade: MEC desvincula do Prouni instituição denunciada pelo iG

Puderam se candidatar às 52.487 bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As 37.824 bolsas parciais (50% da mensalidade) foram destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa. Os Estados com maior número de inscritos foram São Paulo (132.220), Minas Gerais (117.175), Bahia (72.233), Rio de Janeiro (64.776) e Rio Grande do Sul (62.585).

Matrícula
Quem for pré-selecionado para receber uma bolsa deverá comparecer até o dia 13 à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para o dia 20, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.

Problemas no Sisu: Greve afeta matrículas de aprovados pelo Sisu 

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas ainda disponíveis. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto. Ao fim desse prazo, a partir de 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

Mudanças
O Ministério da Educação prepara, ainda para este ano, duas grandes mudanças no Prouni . A primeira delas é elevar o critério de renda para incluir mais estudantes no ensino superior e a outra é criar mecanismos para aumentar a oferta de bolsas em cursos estratégicos para o desenvolvimento econômico do País e diminuir a concentração em programas da área de humanas.

Veja fotos de universidades que estão no Sisu: 



    Leia tudo sobre: Prounibolsas de estudoensino superior

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG