Mateus Prado

Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro

Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

Relação entre corpo, indivíduo e sociedade é tema do Enem

Terceira competência da prova de Linguagens tem questões relacionadas à educação física

29/10/2012 18:17

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Assuntos relacionados à educação física são cobrados pela terceira competência da prova de Linguagens. Mas, diferente da maioria das aulas de educação física que acontecem nas escolas de ensino médio pelo Brasil afora, onde geralmente o que acontece é a simples prática, sem o debate, do exercicio físico ou a realização de jogos popularmente conhecidos pela nossa população, o Enem apresenta nas questões a relação entre corpo, indivíduo, sociedade e cultura.

O aluno precisa compreender que a forma com que cada pessoa lida com a questão do movimento está relacionada a questões culturais. O desenvolvimento tecnológico causou mudanças comportamentais que agiram na mudança dos corpos das pessoas. A população, em média, diminuiu seus movimentos. No vácuo dessas mudanças é necessário compreender o mercado de remédios para emagrecer, para ganhar músculos e o de academias. No mesmo sentido, é necessário compreender o aumento da obesidade no Brasil e no mundo, mesmo com milhares de pessoas passando fome. A competência valoriza a prática física como uma forma de obtenção de bem-estar do ser humano, mas respeitando a diversidade das pessoas e de suas atividades na sociedade.

Como entender que algumas pessoas se expõem a esforços físicos além do suportável para conquistar corpos que a mídia reflete como modelo? A própria definição de beleza no decorrer dos tempos é questionada pela competência. Quem define os padrões de beleza e quais são seus interesses? O movimento corporal também aparece aqui como elemento integrador de culturas. Isso pode ser representado no Enem por esportes, como a capoeira e o futebol, por danças, como o forró e o carnaval, e por marcas representadas no corpo, como roupas, tatuagens e brincos, entre outras coisas.

Habilidades
Propondo esta competência, o Enem quer saber se você é capaz de:
• Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas;
• Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Dicas de estudo
Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências
1. Os brincos hoje são utilizados, em geral, pelas mulheres para enfeitar-se. Descubra qual era o significado dos brincos para os navegadores na época dos grandes descobrimentos. Também pesquise o motivo pelo qual os escravos eram tatuados na antiguidade.
2. Para você, quem é a mulher ou homem mais bonito do mundo? Será que na época do feudalismo essa pessoa também seria considerada bonita? Pesquise, em várias épocas, quais eram as características das mulheres e homens considerados bonitos.
3. Imagine quais eram os movimentos diários de um artesão no período anterior à Revolução Industrial. Compare esses movimentos com o de um homem da modernidade que trabalhe em um escritório e um que trabalhe no corte manual da cana. Como você imagina que seja o corpo de cada um?
4. Peça para seus pais e familiares mais velhos fotos da juventude deles. Compare as roupas, os cabelos, os sapatos e outras características representadas nessa foto com as que são utilizadas hoje. Converse um pouco som seus familiares sobre como eles se sentiam com essas roupas naquela época e como se sentiriam se as utilizassem hoje.
5. Helena de Tróia foi considerada a mulher mais bela de todos os tempos. Na internet, procure antigas imagens que representem Helena. Procure também imagens com as últimas Misses Universo. Para você, qual é mais bonita? Pense sobre o que, em toda a sua vida, influenciou suas escolhas e o que influenciou os artistas que retrataram Helena ao longo do tempo.

Vejamos agora como esse tema irá aparecer nas questões do Enem:

Foto: Reprodução

GASARI, T.C. Dança e Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica.

Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma:
A) prática corporal que conserva inalterdas suas formas, independentemente das influências culturais da sociedade.
B) forma de experessão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.
C) manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.
D) prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.
E) representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.

Comentário: A dança é uma das formas de expressões mais antigas nas diferentes culturas. Ela passou de ritual para manifestação da elite social e segue em constante evolução. As danças constituem uma das mais belas expressões da cultura de um povo, de uma região ou de uma comunidade e vem acompanhando o ser humano desde o início dos tempos, através de sua história.
Gabarito: E

 

Foto: Reprodução

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Comentário: A alta pressão por produtividade vem afetando sobremaneira a saúde de trabalhadores mundo afora. Não é só o cansaço físico e mental que vem apresentando crescimento, mas a repetição de movimentos – como quem fica o dia inteiro digitando frente a um computador, ou em pé em uma guarita de segurança, ou dobrando roupas em uma loja. Tal prejuízo vem sendo observado pelas empresas, que passaram a adotar a ginástica laboral em seu dia a dia. Esta iniciativa visa é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos. Aliar produtividade – importante para a sobrevivência econômica e de mercado de uma empresa – com o trato à saúde de seus funcionários é um dos grandes dilemas do mercado de trabalho atual.
Gabarito: A

 

Foto: Reprodução

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Comentário: A questão toca em um ponto crucial para a formação de um ser humano: o aprendizado. Crianças, por definição, são seres expostos diariamente ao aprendizado, seja ele escolar ou do cotidiano. Os jogos, como ações sócio recreativas, sempre foram importante instrumento de sociabilização e exercício de importantes qualidades, como a paciência, a humildade e a noção de coletivismo. O mundo moderno, porém, vem diminuindo estas interações, que vêm sendo trocadas por jogos eletrônicos, televisão e computadores.
Gabarito: A

Foto: Reprodução

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Comentário: A preocupação com o corpo é válida e verdadeira: em nosso mundo, em que o excesso se faz presente, é preciso saber se alimentar direito e até dormir de forma adequada. Mas, entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje também como preocupação geral válida, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada em um discurso que ora lança mão da questão estética, ora foca na preocupação com a saúde.
Gabarito: A

Sobre o articulista

Mateus Prado - mateusprado@usp.br - Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

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