Fogos vão explodir no ar em formato de energia solar, água, fauna, flora e vento. Evento terá shows de Beth Carvalho e O Rappa

Tradicional queima de fogos na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro
AE
Tradicional queima de fogos na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (16) a programação para o tradicional réveillon da praia de Copacabana, na zona sul.

Relembre : Multidão lota as areias de Copacabana para o réveillon

A queima de fogos, que vai durar 16 minutos, será piromusicada e terá como tema a sustentabilidade . Ela será embalada por um mix entre o funk, samba e música clássica.

Os fogos explodirão no ar em formato de energia solar, água, fauna, flora, vento e otimismo. As características desses elementos serão retratadas como uma espécie de balé no ar. Cada uma destas fases terá cores e formas características, com belezas únicas e de fácil identificação para o público.

O tema 'Sustentabilidade' foi escolhido como uma espécie de preparação para a conferência Rio+20, que ocorrerá na cidade em junho de 2012.

A estrutura da queima de fogos terá 11 balsas, dispostas no mar em pontos estratégicos, de 10,8 X 8 m cada, 27.180 bombas entre quatro e 12 polegadas (19 toneladas), sistema de disparo computadorizado, fogos com alcance entre 90 e 350 m, bombas revestidas por papel e impermeabilizadas e pavios à prova d´água, além de tubos com cintas de segurança acima de quatro polegadas.

A estrutura contará também com 300 banheiros químicos distribuídos por toda a orla, 120 maqueiros, 40 postos de policiamento, 40 torres de som, 40 torres de segurança e 26 UTI Móveis

Atrações musicais

O evento contará com os shows de  Beth Carvalho, Latino, O Rappa e a apresentação do DJ francês David Guetta.

Os palcos contarão com projeção mapeada. No roteiro do palco Sol, o principal da festa, em frente ao Copacabana Palace, cujo mestre de cerimônia será o ator e apresentador Otaviano Costa, vão se apresentar Beth Carvalho, Latino e O Rappa, além do DJ David Guetta.

A fachada do Palco Sol, com 17m X 56m, receberá projeções por meio de imagens estáticas ou em movimento, em volumes físicos previamente mapeados. Todo conteúdo da projeção terá como inspiração a sustentabilidade, oferecendo uma experiência visual ímpar ao público presente e transformando as imagens em verdadeiras instalações artísticas. As projeções são assinadas pelos artistas gráficos Breno Pineschi e Rafael Cazes.

No palco Água, em frente à rua Santa Clara, a MC será a atriz e apresentadora Fiorella Mattheis. As atrações serão Sargento Pimenta, Baia, Moraes Moreira, Blitz, Unidos da Tijuca e Mangueira. Nos palcos Oi Novo Som e Coca-Cola vários DJs vão comandar a festa.

Para o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, o Réveillon de 2012 vai dar as boas-vindas à Rio+20 e será uma grande celebração rumo a uma ampliação da consciência de cariocas e turistas, estendida a telespectadores e internautas de todas as partes:

"A sustentabilidade é um dos assuntos mais relevantes em todo o mundo, é importante que as pessoas percebam isso e façam a sua parte, por elas mesmas e pelas futuras gerações. O evento será produzido com pilares sustentáveis. Por exemplo, todas as lonas usadas serão reaproveitadas e transformadas em estojos, produzidos pela ONG Tem Quem Queira", destaca o secretário.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.