Os deputados federais votam nesta quarta-feira (1°) na eleição da Presidência da Câmara
. O escolhido dos parlamentares ocupará o cargo entre 2023 e 2024. Arthur Lira
(PP-AL), Chico Alencar
(PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem
(Novo) disputam o cargo de presidente da Casa.
Lira é o grande favorito e deve ser reeleito. Ele conseguiu o apoio de 20 partidos, que reúnem cerca de 500 deputados. O parlamentar formou um bloco com PL (99), PT/PV/PCdoB (80), União Brasil (59), PP (47), MDB (42), PSD (42), Republicanos (41), PSDB/Cidadania (18), PDT (17), PSB (14), Podemos (12), Avante (7), PSC (6), Patriota (4), Solidariedade (4), PROS (3) e PTB (1).
Chico Alencar se colocou à disposição para representar a Casa, mas não tem qualquer chance de vitória. O psolista lançou candidatura para que o PSOL “marcasse posição” e reafirmasse sua oposição à Lira.
Mesmo sem o campo progressista, os psolistas bancaram Alencar e devem conquistar 14 votos, já que a Rede também fechou questão a favor do parlamentar.
Marcel Van Hattem foi escolhido para representar o Novo. Ele deverá receber o próprio voto e de outros dois colegas de partido. O parlamentar defenderá pautas liberais e fará oposição ao governo Lula.
Na Câmara, os deputados votam também para escolher dez nomes para ocupar cargos da Mesa Diretora. Assim que o resultado para a presidência da Casa for anunciado, o eleito anuncia os vencedores das demais vagas na mesa.
Acompanhe ao vivo a votação da Câmara
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.