O governo de Jair Bolsonaro (PL) exonerou o presidente da Fundação Nacional do Índio ( FUNAI ), Marcelo Augusto Xavier da Silva. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (29) em um despacho no Diário Oficial da União ( DOU ).
Marcelo Augusto havia assumido o posto de presidente da Fundação em julho de 2019, logo no início do governo Bolsonaro , após a demissão do general Franklinberg de Freitas - nomeado durante a gestão de Michel Temer ( MDB ).
Em agosto de 2022, o jornal "O Globo" divulgou um áudio de uma suposta conversa entre Xavier e um servidor da Funai preso por arrendar áreas da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante, em Mato Grosso.
Na gravação, Xavier pede que o servidor fique "tranquilo" pois ele iria procuarar as corregedorias da Polícia Federal para "atuar nisso" .
“Pode ficar tranquilo aí que você tem toda a sustentação aqui. Pode ficar sossegado”, disse Xavier.
Em sua defesa, o então presidente da Funai afirmou, através de uma nota, que houve um “vazamento descontextualizado" da gravação ee que ele não estava entre os indiciados.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.