O pastor bolsonarista Atilla Melo
Reprodução - 29.12.2022
O pastor bolsonarista Atilla Melo

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, um  pastor suspeito de participar dos atos antidemocráticos de vandalismo em Brasília, no dia 12 de dezembro. Na data, apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), incendiaram carros e ônibus , além de tentar invadir um  prédio da PF na capital federal.

Nas redes sociais,  Átila Reginaldo Franco de Melo, de 41 anos, se apresenta como como pastor e "patrióta" . Ele foi localizado e preso em São Gonçalo, no Rio. O homem teria passado dias no acampamento em frente ao Comando Militar do Leste, no Centro do Rio, e  é suspeito de ter participato de atos antidemocráticos em Brasília.

A prisão de Melo foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a PF, "o conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, incitar a prática de vandalismo".

Os crimes investigados na operação são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, de acordo com a polícia. As penas máximas somadas podem chegar a até 34 anos de prisão. 

Ao todo, a polícia cumpre 32 ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pelo Supremo Tribunal Federal. Veja quais são os estados onde a operação acontece:

  • Rondônia
  • Pará
  • Mato Grosso
  • Tocantins
  • Ceará
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro.

Entre os alvos, estão bolsonaristas que frequentavam manifestações antidemocráticas no Quartel-General do Exército, em Brasília. Até o momento, pelo menos três pessoas já foram presas:

  • Klio Damião Hirano
  • Átila Mello
  • Joel Pires Santana

Ricardo Yukio Aoyama, de 33 anos, foi alvo de busca e apreensão da polícia, em Rondônia, mas não chegou a ser preso. Ele não estava na residência, portanto, é considerado foragido da Justiça.

Outro bolsonarista que é alvo da operação e é procurado em todo país, segundo a polícia, é Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, suspeito de participar da tentativa de atentado perto do Aeroporto de Brasília, no último sábado (24/12).

Um outro suspeito que não teve o nome divulgado pela polícia também está foragido. O homem estava em um hotel de Brasília, mas não foi encontrado pelos agentes.

Nas redes sociais, Flávio Dino, o futuro ministro da Justiça, comentou a operação.

"As ações policiais em curso visam garantir o Estado de Direito, na dimensão fundamental da proteção à vida e ao patrimônio. Motivos políticos não legitimam incêndios criminosos, ataques à sede da Polícia Federal, depredações, bombas. Liberdade de expressão não abrange terrorismo", disse.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!