O ex-ministro, José Henrique Paim , vai coordenar a equipe de transição no que tange à Educação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) . O grupo completo está sendo montado por Fernando Haddad (PT) e deve ser divulgado nesta terça-feira (8).
A socióloga Neca Setúbal também irá compor a equipe e colaborar na transição .
Lula deu a missão para ex-prefeito de São Paulo chefiar o grupo da Educação. Haddad, no entanto, disse que não poderia se estabelecer em Brasília agora e, por isso, não seria o coordenador. Além disso, ele é cotado para assumir outras pastas, como a Fazenda, Planejamento ou Casa Civil.
Para assumir o MEC (Ministério da Educação), um dos principais nomes é o da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido).
Paim foi ministro da Educação de 3 de fevereiro de 2014 a 1º de janeiro de 2015, durante o governo de Dilma Rousseff, e secretário-executivo do MEC entre 2006 e 2014. Atualmente ele leciona na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Cidades e Habitação
O deputado federal eleito, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou através das redes sociais que irá integrar a equipe de transição do governo Lula na área de Cidades e Habitação . O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, fará parte também do mesmo grupo, comandado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do plano de governo do petista.
"Participarei da Equipe de Transição de Governo para ajudar o Presidente Lula no debate sobre a área de Cidades e Habitação. Vamos virar a página do pior governo da nossa história!", escreveu Boulos nas redes sociais.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.