Manifestação a favor de Bolsonaro e contra o PT, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
José Cruz/Agência Brasil
Manifestação a favor de Bolsonaro e contra o PT, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já identificou os organizadores dos atos antidemocráticos e agora busca quem são os financiadores das manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornal O Globo .

O informe foi feito pela PGR ao STF, que disse que vai analisar os dados das quebras de sigilo bancário e fiscal para buscar identificar os financiadores desses atos.

A manifestação sigilosa, enviada nesta semana ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, tinha o objetivo de informar o ministro sobre os próximos passos da investigação.

Moraes prorrogou o inquérito dos atos antidemocráticos por mais 90 dias  na sexta-feira passada. Os nomes desses alvos identificados pela PGR também são mantidos sob sigilo.

Você viu?

O vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros pediu autorização a Moraes para que seja compartilhado o sigilo bancário de alvos suspeitos, que já havia sido quebrado em um outro inquérito. Isso vai permitir o aprofundamento para descobrir os financiadores dos atos. O ministro está analisando o assunto.

No final do ano passado, a  Polícia Federal terminou as diligências solicitadas inicialmente pela PGR, mas não chegou a apontar a ocorrência de crimes envolvendo os atos antidemocráticos. A PGR, no entanto, analisou as provas colhidas na investigação e identificou os responsáveis pelas manifestações.

A investigação descobriu, por exemplo, os responsáveis por contratarem carros de som utilizados nos atos, dentre outros detalhes da organização dos eventos. Além disso, a investigação detectou que os mesmos organizadores dos atos também foram responsáveis por um ataque com fogos de artifício contra o STF, realizado em junho do ano passado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!