Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)

O PT decidiu apoiar a candidatura da Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara, se juntando ao bloco do atual chefe da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A decisão foi tomada pela bancada do partido na tarde desta segunda-feira (4). A informação é do líder do PT na Câmara, Ênio Verri (RR).

O partido já havia se reunido na última semana para debater o apoio a Baleia, mas a decisão não tinha sido tomada. O deputado do MDB já tem apoio de outros partidos de oposição, como PSB, PDT e PCdoB.

Segundo o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o PT se reunirá ainda nesta segunda com outros líderes de oposição para informar a decisão da legenda.

As 11 legendas que já apoiaram Baleia são PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas elas somam 280 parlamentares.

Antes do apoio, o PT fez exigências para que Baleia prometesse dar atenção a pautas de interesse da oposição, como o veto a privatizações de estatais. Além disso, o partido pediu que os  pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fossem analisados. As denúncias poderiam nem ser abertas, mas é de desejo da legenda que os pedidos fossem, pelo menos, desengavetados.

Como a votação para presidente da Câmara é secreta, pode haver votos divergentes dentro dos partidos. A estimativa considera a bancada eleita em 2018, ainda que algum deputado tenha se desligado ou esteja com as funções partidárias suspensas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!