Chuva congelada em São Joaquim, na Serra catarinense
Reprodução - 17.05.2022
Chuva congelada em São Joaquim, na Serra catarinense

Santa Catarina, na região sul do país, registrou a  primeira chuva congelada de 2022 na noite de segunda-feira (16) e madrugada desta terça-feira (17). O fenômeno ocorreu na cidade de São Joaquim, na Serra catarinense, e foi confirmado pelo MetSul Meteorologia.

Assista ao vídeo:

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado de Santa Catarina, a cidade registrou mínima de -0,12ºC, às 5h. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -2,4ºC, às 4h.

Os fenômenos ocorrem por conta de uma massa de ar frio que avança da Argentina para o Sul do Brasil e derruba as temperaturas. A Defesa Civil catarinense informou que esta primeira onda de frio de 2022 deve durar até a noite da próxima segunda-feira (23).

Veja as menores temperaturas do estado:

Bom Jardim da Serra: -2,4ºC

São Joaquim: -0,12ºC

Urupema: 1,38ºC

Tangará: 2,81ºC

Chuva congelada

A chuva congelada acontece quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

"É como se tivessem gotas de água congeladas no caminho. Não é parecido com o granizo, que é mais duro. Essas gotas de água são mais flocadas mas, diferente da neve, elas saem da nuvem ainda em formato líquido e no meio do caminho congelam, formando flocos", explica Cesar Soares.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!