Piso de área de parque em Porto Alegre é semelhante a uma suástica
Reprodução
Piso de área de parque em Porto Alegre é semelhante a uma suástica

A pintura do piso de uma área no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul , causou revolta em moradores da capital gaúcha. O fundo vermelho com traços na cor preta foram considerados semelhantes a uma suástica, um dos principais elementos da simbologia nazista. Veja:


A área com a pintura fica nas margens de um lago, dentro do parque. Durante um passeio com a família, no último fim de semana, o professor Felipe Kirst Adami, da Universidade Federal do Estado (UFRGS), observou a semelhança dos traços no chão com a suástica.

O docente fotografou o piso e publicou em suas redes sociais. Adami questionou: "Um símbolo nazista em um parque na Alemanha da década de 1930 ou 1940? Não! O piso de um recanto no lado do Parque da Redenção, em plena Porto Alegre do século XXI!".

E acrescentou: "Tentaram disfarçar um pouco nos traços, mas não disfarçaram nas cores, e de alguns ângulos a coisa fica explícita!", escreveu Adami. Em entrevista ao jornal Zero Hora, o professor argumentou que a princípio o desenho pode passar despercebido, mas que de alguns ângulos os traços realmente se assemelham a uma suástica.

"Você não percebe diretamente quando chega ali, mas se olhar (a pintura) sob determinados ângulos fica realmente muito parecida com uma suástica. Parece algo feito para fingir que não foi feito, disfarçado. Outro ponto que me chama a atenção é que as cores também são exatamente as usadas pela Alemanha nazista", ressalta.

Prefeitura diz que não vai mudar

O professor também considerou "problemática" a manutenção do desenho no piso do parque, na entrevista ao jornal gaúcho. Mesmo que a prefeitura não tenha intenção de exaltar o nazismo, Adami argumenta que a imagem deve ser apagada.

"A gente precisa ser muito crítico e cuidadoso com isso. Existe um signifcado histórico que se formou em relação a essa imagem, e que precisa ser levado em conta. Não é por que o piso original é dessa forma que precisamos manter um símbolo desse", afirmou.


Em nota enviada ao Zero Hora, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre informou que os detalhes fazem parte do projeto original do espaço, assim como as cores utilizadas.

"Na última reforma, em fevereiro de 2020, a pintura foi refeita e o desenho original destacou-se", diz o texto. A prefeitura adiantou que não pretende modificar a pintura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!