Sem o presidente Lula , que vai passar por um procedimento médico, um grupo se reuniu no Palácio do Planalto para discutir dois projetos do pacote fiscal nesta quarta-feira (11). A votação no Congresso deve acontecer nesta sexta-feira (13).
A reunião no Palácio contou com a presença de Alexandre Padilha , ministro das Relações Institucionais , Dario Durigan , secretário executivo do Ministério da Fazenda , junto com os relatores do pacote fiscal.
O grupo busca negociar algumas questões e aparar arestas para evitar que o texto final seja mal interpretado na votação.
Além dos ministros, também participaram da reunião os deputados Átila Lira (PP-PI), relator do PLP 210/24, o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), relator do PL 4614/24 , Moses Rodrigues (União-CE), que assumiu a relatoria da PEC 45/24.
Anteriormente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o governo não tem votos suficientes para aprovar o pacote fiscal, uma das pautas mais importantes para o Planalto neste ano.
A reunião pode ser um indício de que o resultado do acordo foi positivo para publicar a portaria que viabilizou a liberação das emendas parlamentares.
Os parlamentares, em sua maioria, estão criticando a adição de restrições ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, o governo do presidente Lula busca negociar ajustes na proposta, mas sem fazer mudanças significativas no impacto fiscal do corte de gastos.