O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne com a ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Diana Mondino
José Cruz/Agência Brasil - 15/04/2024
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne com a ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Diana Mondino

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que “o Brasil condena sempre qualquer ato de violência e conclama sempre o entendimento entre as partes”, ao falar sobre os ataques do Irã a Israel, no último sábado (13) . As declaração aconteceu  durante uma declação à imprensa, nesta segunda-feira (15), no Palácio do Itamaraty.

O chanceler brasileiro foi questionado sobre o tema em um contexto de  escalada de violência durante o último fim de semana e em meio  à críticas à nota oficial emitida pelo MRE no sábado (13), uma vez que o  governo brasileiro não condenou os ataques, e pediu “máxima contenção” para evitar uma “escalada”. 

Sobre isso, Vieira argumentou que a nota  foi feita assim que os ataques foram divulgados. Por isso, segundo o chanceler, o temor, naquele momento, era evitar uma declaração que pudesse “contaminar” a situação.

“A nota é essa, a nota foi feita. Foi feita à noite. Ela foi feita à noite em que todo o movimento começou e nós manifestamos o temor que o assunto, o início da operação, pudesse contaminar outros países. À noite, a todo momento em que não tínhamos, claro, a extensão ou o alcance das medidas tomadas. E sempre fizemos o que fazemos, sendo um apelo para a contenção e medição das duas partes”, disse.

Perguntado especificamente se o  Brasil segue sem “condenar” o conflito, o ministrou respondeu: “o Brasil condena sempre qualquer ato de violência e o Brasil conclama sempre o entendimento entre as partes”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!