Drone iraniano Shahed-136 já foi utilizado pela Rússia para atacar a Ucrânia e é utilizado para atacar Israel
Reprodução/The Times of Israel
Drone iraniano Shahed-136 já foi utilizado pela Rússia para atacar a Ucrânia e é utilizado para atacar Israel

O Irã está cumprindo a promessa de atacar Israel e iniciou o combate com drones, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF) reportaram no X, antigo Twitter. A informação foi confirmada pelo porta-voz do IDF, Daniel Hagari, na rede social.

Segundo agências de notícias, os drones foram vistos cruzando o céu do Iraque. Tanto o Iraque quanto a Jordânia fecharam seus espaços aéreos. Estima-se que pelo menos 20 drones foram disparados contra Israel, e devem demorar minutos e horas para chegar em território israelense.

O ataque do Irã é em retaliação ao bombardeio israelense à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, quando sete pessoas foram mortas, inclusive três integrantes da Guarda Revolucionária do Irã.

Desde então, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou que o país estava pronto para responder a eventuais ataques, enquanto o aiatolá Ali Khamenei afirmou que Israel sofreria retaliações pelo ataque em Damasco.

Na última sexta-feira, mísseis iranianos foram disparados da Síria para Israel, mas a maioria foi interceptada pelo sistema de defesa antiaérea Israelense.

Neste sábado, o navio MSC Aries, que opera com bandeira portuguesa, foi interceptado por iranianos, que afirmam que a embarcação está “ligada a Israel”.

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou que Teerã realiza pirataria e deve receber sanções por isso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!