Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ricardo Stuckert/Divulgação
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o projeto de lei que restringe a “saidinha” de presos , gerou descontentamento no Poder Legislativo. Uma parte do Congresso planeja derrubar o veto do petista na próxima semana. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) , disse a parlamentares que pretende incluir a análise sobre o veto de Lula na próxima sessão do Congresso, que irá acontecer na próxima quinta-feira (18).

Antes do veto do presidente, que foi anunciado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, Pacheco já havia falado que o Senado não concordaria com a desaprovação da lei.

"Há uma opção do Congresso Nacional relativamente a essas saídas temporárias, que é um instituto que deve ser restringido, especialmente para aquelas situações em que isso gere algum tipo de incapacidade para a ressocialização do preso. Não pode ser algo banalizado, que todos aqueles tenham acesso, porque de fato é muito recorrente a reincidência de crimes por aqueles que estão em saída temporária", disse Pacheco.

O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, afirmou que o Congresso deve derrubar o veto "facilmente". Segundo ele, a sessão para análise precisa acontecer "o mais rápido possível".

O senador Sergio Moro (União-PR) disse também que "vai trabalhar para derrubar o veto".

"Lula, ao vetar a lei que colocava fim à saidinha dos presos nos feriados, ignora as vítimas e a segurança da sociedade, e confirma o porquê foi o candidato favorito nos presídios. Vou trabalhar com meus pares para derrubar o veto", declarou Moro nas redes sociais.

O projeto é ligado a parlamentares da direita. O relator no Senado foi Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho de Jair Bolsonaro, e na Câmara foi Guilherme Derrite (PL-SP), que é secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo. Apesar disso, a maioria dos membros da esquerda votaram a favor do projeto de lei no Senado , com exceção do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Ao anunciar o veto de Lula, Lewandowski declarou: "Veto pontual é apenas na restrição das chamadas saídas temporárias, estabelecidas pela lei de execução penal, no sentido de permitir, e apenas nesse ponto, é apenas desse ponto que nós estamos divergindo da opinião do Congresso Nacional, a saída dos presos do regime semiaberto para visitar as famílias", afirmou o ministro.

"Porque nós entendemos que a proibição de visita às famílias dos presos que já se encontram no regime semiaberto atenta contra valores fundamentais da Constituição", seguiu Lewandowski.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!