O deputado federal Ricardo Salles está perto de sair do PL com o objetivo de concorrer à prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. A autorização para essa mudança partidária foi concedida por Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, e também pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O acordo entre Salles, Costa Neto e Bolsonaro estabelece que o PL não reivindicará a cadeira conquistada pelo deputado na Câmara. Em contrapartida, o ex-presidente indicará o vice para o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), que concorrerá à reeleição na cidade de São Paulo, impedido um apoio oficial do capitão da reserva ao seu ex-ministro.
O favorito para a indicação como vice na chapa é Fábio Wajngarten, ex-secretário especial de Comunicação, segundo informações do jornal O Globo.
Salles e a prefeitura de São Paulo
Ricardo Salles sempre manifestou seu interesse em concorrer à prefeitura de São Paulo e criticou a gestão de Ricardo Nunes em diversas ocasiões.
Salles declarou que consideraria um erro o bolsonarismo apoiar o atual prefeito, e, por isso, optou por lançar sua candidatura, mesmo que isso implicasse em deixar o PL. O deputado pretende concorrer com a bandeira de ser um "bolsonarista raiz", apesar de não ter apoio oficial de Bolsonaro.
Em relação a sua nova filiação partidária, Salles afirmou recentemente: "Tem alguns partidos que estou conversando, pelo menos uns três, mas me comprometi a não expor por enquanto, para não gerar um desconforto. Vou sair e depois digo."
Procurado pela reportagem, Salles explicou que ainda não decidiu se deixará o PL. Porém, caso não tenha legenda, deverá sair.
Pré-candidatos
Além de Salles, Ricardo Nunes buscará continuar no comando da Prefeitura de São Paulo. Nas pesquisas recentes, o emedebista aparece em segundo lugar.
Quem lidera é o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). O psolista chegou ao segundo turno em 2020, foi o candidato mais votado no estado paulista para Câmara em 2022 e hoje conta com o apoio da Rede, PT, PcdoB e PV, sendo um dos favoritos a vencer.
Os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP) também lançaram pré-candidatura e pretendem fazer parte da disputa eleitoral paulistana.